Título: NA TAM, MOMENTO É DE FESTA E NOVIDADES
Autor: Ramona Ordoñez e Henrique Gomes Batista
Fonte: O Globo, 24/06/2006, Economia, p. 26

Campanha comemora 30 anos

SÃO PAULO. Enquanto a Varig amarga uma crise sem fim, com cancelamento de centenas de vôos e risco de falência, a TAM faz festa para comemorar 30 anos de atividade. Em anúncios que começaram a ser divulgados esta semana, a companhia aérea louva o ¿espírito de servir¿ e a preocupação de ¿encantar seus clientes¿. A programação de festas inclui a confecção de novos uniformes para os funcionários, a reformulação do interior das aeronaves e a inauguração do museu Asas de um Sonho.

A empresa, que é líder do mercado doméstico com 44% dos vôos, não divulgou os valores investidos na estratégia. A campanha, criada pela agência Y&R, começou com anúncios de oito páginas consecutivas nos principais jornais do país. Na quinta-feira, foi ao ar a primeira peça para televisão, e hoje modelos da fictícia agência Razzle-Dazzle vão desfilar com os novos uniformes da TAM em ¿Belíssima¿, novela da Rede Globo.

A campanha criada pela Y&R se baseia no conceito ¿É diferente quando é pela TAM¿. Para tanto, resgata a imagem do tapete vermelho estendido na frente dos aviões, símbolo escolhido pelo fundador da empresa, Rolim Amaro. Nos anúncios impressos, por exemplo, são exibidos pontos turísticos do Brasil e do exterior ¿ como o Masp, em São Paulo, e a torre Eiffel, em Paris ¿, com tapetes vermelhos estendidos, numa menção às rotas mantidas pela empresa. Novos anúncios serão divulgados a partir de 12 de julho, data em que a TAM completa efetivamente 30 anos.