Título: DIRCEU QUER GANHAR DINHEIRO E LIMPAR IMAGEM
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 25/06/2006, O País, p. 10

SÃO PAULO. O ex-chefe da Casa Civil José Dirceu vive nova fase. O antigo comandante do PT diz que o partido é ¿página virada¿ em sua vida. A energia do ex-braço direito do presidente Lula está direcionada agora para dois projetos, segundo amigos: ganhar muito dinheiro e limpar sua imagem pública.

Advogado, Dirceu montou um escritório em São Paulo e estaria se capitalizando com a prestação de consultorias para grandes empresas. O ex-ministro e sua assessoria não atenderam aos pedidos de entrevista para falar da consultoria.

Pessoas próximas do ex-ministro afirmam que ele se arrependeu de ter tentado articular o apoio do PMDB para Lula num encontro com o ex-presidente Itamar Franco em Juiz de Fora, há cerca de dois meses. Também se arrependeu de ter ido depois ao encontro nacional do PT em São Paulo, no qual foi aplaudido. Avaliou que as conseqüências foram negativas para o presidente Lula.

Alguns dirigentes do partido, da tendência Unidade na Luta, de Dirceu e Lula, continuam dialogando com o ex-ministro e pedindo a ele opiniões sobre estratégias eleitorais.

Há um mês, a maioria dos dirigentes petistas apoiava a possibilidade de o ex-ministro, que comandou o PT por 15 anos, ajudar diretamente nas intermediações políticas, em especial com o PMDB, partido que Dirceu considera ¿sua especialidade¿. Mas amigos de Dirceu afirmam que ele não tem dedicado tempo nem energia ao PT e seus problemas.

O outro projeto do antigo chefe petista é conseguir sair ileso na Justiça e ainda limpar sua imagem pública. Desde a cassação do mandato, o ex-ministro foi vaiado e criticado nas ruas. Convidados para palestras remuneradas, as conversas estariam sendo fechadas, ¿para evitar críticas da grande imprensa¿, segundo uma pessoa próxima. Cada palestra custaria R$20 mil, segundo ele mesmo informou ao PT. Dirceu planeja ainda lançar um blog político.