Título: LULA QUER PALOCCI SÓ AGINDO NOS BASTIDORES
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 25/06/2006, O País, p. 10

BRASÍLIA. Homem forte da campanha presidencial petista de 2002, o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci terá atuação discreta este ano. Recentemente, o presidente Lula mandou lhe dizer que espera contar com sua ajuda na campanha. O ex-ministro atuaria junto a setores do empresariado com quem ainda mantém diálogo. Mas Lula deseja que Palocci não se exponha muito nem tenha participação direta na campanha presidencial.

A conversa entre os dois ainda não ocorreu, mas o acerto é mais ou menos o seguinte: Lula e o PT farão de tudo para eleger Palocci deputado federal, e o ex-ministro agirá nos bastidores. Lula quer dar garantias ao empresariado de que manterá o rumo da economia e em troca espera colaboração financeira para sua campanha. Palocci, apesar do desgaste provocado pela quebra do sigilo do caseiro, ainda é respeitado no setor. O PT enfrenta dificuldade para arrecadar fundos.

Mas Lula sabe que não pode associar sua imagem à do ex-ministro da Fazenda. Para amigos, o ex-ministro já confirmou que vai disputar uma vaga na Câmara.

¿ Palocci deve ser eleito deputado federal. Ele mantém forte presença na região de Ribeirão Preto e tem espaço em vários setores do empresariado ¿ diz o deputado Luciano Zica (PT-SP).

Três meses após ter deixado o governo, Palocci avalia com advogados que o mandato pode lhe dar segurança para evitar dissabores como seria, por exemplo, a prisão decretada por um juiz de primeira instância.

Morando numa casa alugada no setor de mansões do Lago Sul, em Brasília, Palocci começou em junho a viajar pelo interior de São Paulo. Médico, deu palestras em Campinas sobre o risco da gripe aviária no país. Ele ainda está na quarentena e recebendo do governo federal salário de ministro. Não pode falar sobre economia.

A depressão da crise começa a ser superada:

¿ Essas são as primeiras colheitas do meu esforço e por ter cuidado durante três anos da economia. Mas eu sou brasileiro, não desisto nunca! ¿ disse a um amigo.