Título: DIFICULDADE PARA ACHAR UM TESOUREIRO
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 25/06/2006, O País, p. 10

Deputado José Pimentel é cotado, mas escolha fica para depois da convenção

SÃO PAULO. Depois do escândalo do mensalão, que derrubou toda a cúpula do PT, inclusive o tesoureiro Delúbio Soares, o partido só deverá nomear o responsável pelas finanças da campanha da reeleição do presidente Lula esta semana. De acordo com o presidente do PT, Ricardo Berzoini, o partido ainda não conseguiu escolher um nome para a função. Vários candidatos estão cotados. Um dos parlamentares cogitados é o deputado José Pimentel (PT-CE), que assumiu a tesouraria do partido durante a crise do mensalão. Lula, no entanto, preferiria um nome mais conhecido popularmente.

¿ Nós só teremos uma definição dentro de alguns dias, mas não estamos vendo um problema nisso ¿ disse Berzoini.

Nome deve sair dos quadros do partido

A dificuldade do PT para substituir o ex-tesoureiro Delúbio Soares está no perfil desejado pelo presidente Lula e na indisponibilidade de pessoas do partido, depois da saga de Delúbio, que concentrou as contas da campanha e do partido em 2002.

O partido decidiu separar as funções. O tesoureiro nacional do PT, Paulo Ferreira, embora seja da mesma corrente política que o presidente Lula, a Unidade na Luta, afirmou que não poderá assumir a tesouraria da campanha em hipótese alguma. Ferreira administra a dívida deixada por Delúbio. A campanha está orçada em R$5 milhões.

A executiva nacional do PT recomendou que o substituto de Delúbio Soares tenha um nome conhecido publicamente e integre o partido do presidente. De acordo com um dos dirigentes do PT, a primeira opção será um parlamentar.

No entanto, até o mês passado, o PT tentava adequar ao cargo a figura de um empresário ligado ao partido e conhecido nacionalmente. A hipótese teria sido descartada. (Soraya Aggege)