Título: HELOÍSA HELENA TENTA SER ALTERNATIVA A VOTO NULO
Autor: Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 25/06/2006, O País, p. 11
Candidata do PSOL à Presidência mira nos descontentes e pode ser decisiva para a realização ou não do 2º turno
MACEIÓ. A senadora Heloísa Helena (AL), candidata do PSOL à Presidência da República, vai manter seu discurso radical de esquerda mas já adota postura pragmática na tentativa de conquistar parcela do eleitorado que prega o voto nulo. Lançada oficialmente ontem, em convenção na Serra da Barriga, em Alagoas, a campanha de Heloísa Helena começa com uma determinação: não desperdiçar um voto sequer.
O primeiro desafio eleitoral do PSOL ocorre no momento em que a cláusula de barreira exige um desempenho mínimo dos partidos. E para transferir votos para os candidatos a deputado do PSOL, a senadora já tem discurso pronto para rebater os petistas que dizem que sua candidatura é uma espécie de ¿voto nulo de luxo¿.
¿ Não me sinto desqualificada pelo motivo de alguns eleitores votarem em mim por falta de outras opções. Fico alegre e honrada de ser a alternativa daqueles que votariam nulo ¿ afirma Heloísa Helena, para em seguida completar: ¿ Só o fato de uma parcela da população descontente estar disposta a votar em mim já é uma vitória.
Os prováveis efeitos da candidatura de Heloísa Helena vêm sendo analisados pelas equipes dos dois principais candidatos. No Palácio do Planalto, o fator Heloísa Helena já foi avaliado. Por enquanto, a constatação no núcleo do governo é de que a situação está controlada e que o potencial de estrago da candidata do PSOL será pequeno. Mas, para não correr riscos, a ordem no PT é de manter a polarização com o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin.
Já a estratégia da oposição é inversa. A cúpula tucana vai tentar estimular e legitimar a candidata do PSOL. A análise feita no PSDB e no PFL é de que os ataques da oposição já começam a chegar num teto na tentativa de desconstruir a imagem de Lula. E que Heloísa tem credibilidade e fôlego novo para arranhar a imagem do PT.
Além disso, os tucanos apostam no crescimento de Heloísa Helena para que haja alguma chance de ocorrer o segundo turno. É dentro dessa estratégia que até o tucano Geraldo Alckmin faz elogios rasgados à senadora do PSOL:
¿ Acho que a Heloísa Helena vai ter uma votação maior do que muita gente imagina. Ela é uma mulher coerente. É de outro partido. É evidente que temos programas que em muitas áreas são diferentes. Mas respeito as pessoas que são coerentes, que lutam pelo que acreditam e fazem política com coragem e determinação ¿ disse Alckmin semana passada.
Senadora alagoana tem entre 6% e 8% das intenções de voto
Atualmente, Heloísa Helena já apresenta em pesquisas de intenção de voto índices que variam entre 6% e 8%. Segundo especialistas, a senadora alagoana tem perspectiva de crescer ainda mais. Para o cientista político Paulo Kramer, da Universidade de Brasília, a candidatura de Heloísa reforça os descontentes com o governo Lula e os decepcionados com o PT, o que poderá ajudar o candidato do PSDB.
¿ A candidatura dela agrega um voto de protesto. É um voto anti-PT, anti-Lula. Ela vai ser muito útil para a oposição no trabalho de desconstruir a imagem do Lula. Até porque, para alguns setores do eleitorado, os argumentos dela são mais legítimos. Ela tem potencial, pois é carismática e sabe manipular muito bem a sua imagem ¿ analisa Kramer.
Para o cientista político João Francisco Meira, do Instituto Vox Populi, a senadora agrega também outros valores. Ele lembra que, além de ser mulher, o que tem forte apelo eleitoral, Heloísa surge como a novidade desta campanha. Isso tudo agregado, observa João Francisco, garante um patamar mínimo de 8 milhões de votos.
¿ A senadora Heloísa Helena é midiática e razoavelmente conhecida. A crise política deu visibilidade a ela. E neste eleitorado mais politizado, que representa um terço do total, ela pode ganhar eleitores ¿ observa João Francisco.