Título: ALCKMIN TENTA CONQUISTAR O ELEITORADO DE LULA
Autor: Flávio Freire e Leticia Lins
Fonte: O Globo, 25/06/2006, O País, p. 13

Estratégia do PSDB é apresentar o candidato como quem teve infância difícil, origem rural e perdas familiares

SÃO PAULO e GRAVATÁ (PE). Tentando traçar um paralelo com a trajetória do ex-metalúrgico que deixou o sertão pernambucano e chegou à Presidência em 2002, o candidato Geraldo Alckmin (PSDB) deve atravessar a campanha eleitoral deste ano com um pé em Pindamonhangaba, cidade do interior paulista em que nasceu e onde diz ter vivido uma infância de dificuldades. De olho no eleitorado das classes menos favorecidas, o ex-governador do estado mais rico do país aposta num discurso popular, com muitas propostas, para superar a baixa popularidade em cidades que ultrapassam limites de São Paulo, principalmente no Norte e no Nordeste, hoje redutos do presidente Lula.

¿ Vamos apresentar o Geraldo como de fato ele é, com padrão de classe média, origem rural, um cara simples. Tenho certeza que a população gosta de alguém que tenha a mostrar a vida e o padrão dele, que batalhou para chegar onde chegou. Lula fez isso durante toda a sua vida ¿ diz o coordenador nacional da campanha tucana, o senador Sérgio Guerra (PE).

O primeiro passo foi dado na quinta-feira, quando o programa partidário em rede nacional mostrou o lado humilde do candidato. Na busca de uma sintonia com a população carente, o PSDB explorou dramas familiares, como o fato de Alckmin ter perdido a mãe aos 10 anos.

¿ Temos que disputar com o Lula no terreno dele ¿ diz José Aníbal, um dos coordenadores da campanha de Alckmin.

Em dificuldade para alavancar sua popularidade no Nordeste, o candidato empreendeu uma verdadeira maratona nos arraiais juninos dos municípios de Caruaru e Gravatá, ambos na região agreste de Pernambuco. Alckmin percorreu os pátios das duas festas, cumprimentou noivos e noivas matutas, comeu canjica e foi saudado pela locução da festa oficial de Gravatá como ¿o homem do futuro do Brasil¿.