Título: TAM E GOL DEVEM DOMINAR O MERCADO
Autor: Geralda Doca e Henrique Gomes
Fonte: O Globo, 25/06/2006, Economia, p. 35

Para especialista, sem Varig empresas podem `matar concorrência¿

BRASÍLIA. Sem a Varig, Gol e TAM vão dominar o mercado brasileiro, sobretudo nas regiões Sudeste e Sul. BRA, Ocean Air e WebJet, assim como as empresas regionais, não têm poder de barganha para competir no chamado filé mignon do setor, afirma o pesquisador Vladimir Silva, da Coppe-UFRJ. Ele comparou as freqüências da Varig entre janeiro e abril deste ano e a sua nova malha aérea, restrita a 14 cidades brasileiras, à quantidade de vôos oferecidos pelas duas maiores rivais:

¿ Com maior frota e número de freqüências, Gol e TAM podem fazer guerras tarifárias momentâneas e simplesmente matar a concorrência.

Silva explicou que, em alguns trechos de Sudeste e Sul nos vôos originados do Nordeste, por exemplo, com destino à América do Sul, as duas podem cobrar menos para derrubar a concorrência e depois subir os preços com o aumento da procura. Para especialistas, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) terá papel fundamental para evitar prejuízos para o consumidor, reservando, por exemplo, slots (espaços nos aeroportos) às pequenas. (Geralda Doca e Henrique Gomes Batista)