Título: PT VAI ACENAR COM CRESCIMENTO MAIOR
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 26/06/2006, O País, p. 5

Outra promessa de campanha será aprimorar programas sociais existentes

BRASÍLIA. Os atuais programas sociais do governo, citados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu primeiro discurso como candidato, no sábado, serão o carro-chefe da sua campanha. Ele prometeu um novo ¿superávit social¿ e prioridade para a educação, mas o programa de governo não terá novas ações sociais do alcance do Bolsa Família, por exemplo, e a palavra de ordem é aprimorá-las. A maior ênfase será na promessa de um crescimento econômico maior ¿ embora dentro do Palácio do Planalto e na cúpula do PT o tema seja conduzido com cautela, sem fixação de metas.

¿ Esse programa terá uma mudança que é importante. O grande motor para esse segundo mandato é o crescimento, mas temos que ter muito cuidado com números ¿ disse o governador do Acre, Jorge Viana.

O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, disse que um programa de governo, até com a coalizão com outros partidos, deve apenas apontar a diretriz de um crescimento econômico que leve a mais distribuição de renda. Ele lembrou que a meta de expansão de 2007 já é de 5% pela Lei de Diretrizes Orçamentárias:

¿ Considero que um programa de governo não deve colocar isso (uma meta). Até porque essa questão deve ser analisada mais para o final de um ano para outro, com base no cenário internacional e do país.

Na área social, Lula deverá se fixar no aprofundamento dos atuais programas. Segundo interlocutores do governo, o Bolsa Família já está atingindo suas metas e o programa Luz para Todos, por exemplo, terá efeitos ainda em 2007. Para a educação, a tônica será a criação de mais escolas técnicas e a construção de mais universidades. Além disso, o programa repetirá a importância do Fundo Nacional de Desenvolvimento do Ensino Básico (Fundeb), cujo projeto está parado no Congresso.

COLABOROU Adriana Vasconcelos