Título: SETE INDICIADOS PELO ESCÂNDALO SÃO LIBERTADOS
Autor: Alan Gripp
Fonte: O Globo, 28/06/2006, O País, p. 11

Hábeas-corpus livra três assessores parlamentares

CUIABÁ. Sete pessoas envolvidas na venda superfaturada de ambulâncias para prefeituras conseguiram hábeas-corpus no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília. Entre elas estão três assessores parlamentares. Francisco Machado Filho, Nívea Martins Ribeiro e Cristiano de Souza Bernardo trabalhavam nos gabinetes dos deputados federais Nilton Capixaba (PTB-RO), Elaine Costa (PTB-RJ) e Vieira Reis (PRB-RJ), respectivamente.

Também foram soltos Wilber Correa da Silva, servidor público, e Noriaque Magalhães, marido da ex-assessora do Ministério da Saúde Maria da Penha Lino, que denunciou os parlamentares envolvidos. Os outros dois beneficiados pela decisão do tribunal são funcionários da Planam.

O TRF entendeu que, após a coleta de provas e dos depoimentos dos réus, não havia motivo para manter a prisão preventiva, decretada em maio.

Vedoin teve crise de hipertensão e está internado

Agora, apenas os cabeças da organização criminosa permanecem presos. O chefe do esquema, Darci Vedoin, está internado desde segunda-feira na UTI do Hospital São Mateus, em Cuiabá. Ele teve uma crise de hipertensão dentro do Presídio Pascoal Ramos. A direção do São Mateus está proibida pela família de fornecer detalhes sobre seu estado de saúde. Policiais federais se revezam na porta do hospital.

Segundo a PF, a Planam, de propriedade de Vedoin, pagou propina a deputados para conseguir emendas fraudulentas.