Título: FORA DA CARTILHA
Autor: Eliane Oliveira
Fonte: O Globo, 29/06/2006, O País, p. 4

Atitude de Mantega foge à tradição

O comportamento do ministro da Fazenda, Guido Mantega, foge à cartilha de seu antecessor, Antonio Palocci, e pode trazer turbulências à área econômica, na avaliação de especialistas ouvidos pelo GLOBO. O cientista político Marcus Figueiredo, do Iuperj, afirma que o cargo tem prerrogativas que nenhum outro ministro tem:

¿ O que eles (os ministros) falam tem conseqüência quase imediata no mercado. Quem tem que falar é o candidato. Ministro da Fazenda não é qualquer ministro. Economia é um assunto muito sério para virar tema de debate fútil. Isso pode prejudicar o candidato dele (Lula) ¿ afirmou.

Na avaliação da historiadora Marly Silva da Motta, do CPdoc da Fundação Getúlio Vargas, Mantega fugiu à tradição de que os ministros da Fazenda se resguardem no papel técnico de suas pastas e evitem embates eleitorais. No final do governo Fernando Henrique, o então ministro da pasta, Pedro Malan, também saiu em defesa da gestão tucana, em meio à disputa com o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva.

¿ Embora o ministro esteja livre para defender o governo, o envolvimento em política eleitoral é sempre complicado e não é tradição no país.