Título: MEU CARO NEWTON CARDOSO¿
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 29/06/2006, O País, p. 8
Lula afaga ex-governador que foi acusado de corrupção
CONTAGEM (MG). Na busca de alianças em Minas, o presidente Lula se reuniu ontem com o governador Aécio Neves (PSDB) e depois até elogiou o ex-governador Newton Cardoso (PMDB), alvo de denúncias de corrupção no passado e seu antigo desafeto. Por duas vezes Lula tratou Cardoso de ¿meu caro¿ ao discursar em evento do Bolsa Família.
Mais tarde, reunido com Cardoso e outros caciques do PMDB mineiro (menos o ex-presidente Itamar Franco), Lula reclamou dos ataques feitos por PSDB e PFL.
¿ Ultrapassaram as raias do razoável. Só não propuseram impeachment porque não têm apoio popular ¿ disse Lula, segundo o ex-prefeito Tarcísio Delgado.
Interessado em ter o PMDB num eventual segundo governo, o presidente e candidato à reeleição não poupou esforços para se aproximar de Cardoso. O peemedebista, que disputa com Itamar a candidatura ao Senado pelo PMDB, estava sentado na ala de convidados do evento em Contagem e teve o nome citado por Lula e pelo ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias.
¿ Meu caro ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso ¿ disse Lula, ao listar as autoridades presentes.
Lula pediu que o PMDB aprove hoje, em sua convenção regional, uma aliança com o PT em torno da candidatura do petista Nilmário Miranda ao governo. O PMDB indicaria o vice e o nome ao Senado. Cardoso minimizou antigos ataques do PT:
¿ Tenho respeito e carinho (por Lula). Com o PT tive diferenças. Mas águas passadas não movem moinhos.
Cardoso disse que as antigas acusações de corrupção feitas pelo PT não o constrangem.
¿ Agora falam que o governo do PT tem corrupção... ¿ ironizou.