Título: PSC CONTRARIA GAROTINHO E NÃO LANÇA CANDIDATO
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 29/06/2006, O País, p. 8

O ex-governador queria usar tempo de TV do partido durante a campanha presidencial

BRASÍLIA. Nem PMDB nem PSC. O ex-governador Anthony Garotinho fracassou também na tentativa de lançar um candidato a presidente pelo PSC, sigla que controla e que usaria para ocupar espaço no rádio e na TV durante a campanha presidencial. A regra da verticalização das alianças foi um dos fatores que levaram o Partido Social Cristão a optar por não lançar uma candidatura à Presidência.

Por unanimidade, na convenção nacional do partido realizada ontem em Brasília, a executiva do PSC aprovou a tese da não ter candidato. A decisão contraria o trabalho feito até então por Garotinho, que tentava lançar o ex-presidente da Loterj Rogério Vargas candidato a presidente.

Ontem, antes da convenção, o presidente do partido, Vítor Nósseis, se reuniu com integrantes da executiva para tentar chegar a um consenso. Nósseis afirmou que sempre defendeu a candidatura própria, mas que neste momento ela mais prejudicaria que ajudaria o partido.

Na convenção, o vice-presidente do PSC, pastor Everaldo Dias Pereira, anunciou que Garotinho havia concordado com o não lançamento de candidatura própria.

¿ A sabedoria manda que tenhamos a unidade necessária. O melhor neste momento é ter uma bancada grande na Câmara e uma atuação marcada na própria legislatura. O nosso líder maior, Anthony Garotinho, também chegou a essa conclusão (de que não ter candidatura própria é melhor) ¿ disse o pastor.

¿Ele foi convencido de que esta é a melhor alternativa¿

O pastor também disse que Garotinho mudou de opinião:

¿ O que se viu é que ele foi convencido de que esta é a melhor alternativa. Com a verticalização, ficamos manietados.

O PSC tem hoje sete deputados federais, a maioria deles ligada a Garotinho. O ex-governador pretendia usar o tempo de TV do horário eleitoral do PSC, no qual apareceria como âncora defendendo os candidatos e criticando os adversários.