Título: PCDOB SE ALIA AO PT COM CRÍTICAS
Autor: Regina Alvarez
Fonte: O Globo, 29/06/2006, O País, p. 13

Partido divulga texto com duros ataques à política econômica do governo

BRASÍLIA. Sem o PSB, o PTB e outros partidos da base, coube ao PCdoB garantir um pouco mais de tempo de rádio e TV para a campanha do presidente Lula. A direção do partido anuncia hoje a coligação formal pela reeleição do presidente com fortes críticas à condução da política econômica. Um documento aprovado ontem pela executiva do partido classificou de ¿orientação econômica híbrida¿ a política adotada neste setor pelo governo.

Mesmo assim, a coligação está sendo comemorada no PT pois aumentará em alguns segundos o tempo na televisão de Lula, que deve ter cerca de sete minutos e 46 segundos.

Será a quinta vez que o PCdoB se coliga com o PT para uma eleição presidencial. A expectativa é de que Lula participe hoje da convenção nacional do histórico aliado. No documento aprovado pelo PCdoB, o partido faz um ataque contundente à política econômica. A sigla afirma que, apesar dos avanços, como a diminuição da vulnerabilidade externa, as conquistas convivem com uma média de crescimento baixa limitada pelo alto endividamento público. O texto cita direta a política monetária do Banco Central.

Críticas às metas de inflação e às taxas de juros

¿O Banco Central do Brasil tem se notabilizado por uma gestão ortodoxa e contracionista. A política monetária, com elevadíssimas taxas de juros, a política fiscal, com exacerbado superávit primário, e a liberal política cambial criaram graves embaraços à obtenção de um viável, sustentável e alto ritmo de crescimento econômico¿. O texto diz que a meta de inflação é exagerada e que os banqueiros tiveram sucessivos recordes de lucratividade.

¿ Para o PCdoB, o padrão de crescimento de tal modelo não se coaduna com as necessidades e potencialidades do país. As mudanças constituem-se em grandes desafios e lutas a serem desencadeadas para a concretização do projeto de desenvolvimento ¿ afirmou o presidente do partido, Renato Rabelo.