Título: ALCKMIN: `AÇÕES SÃO ELEITOREIRAS¿
Autor: Loide Gomes e Adriana Vasconcelos
Fonte: O Globo, 30/06/2006, O País, p. 3

Cristovam Buarque diz que governo dá aumento para cobrar votos

BOA VISTA (RR) e BRASÍLIA. O pacote do governo com aumento para os servidores foi criticado ontem pelos candidatos à Presidência Geraldo Alckmin, do PSDB, e Cristovam Buarque, do PDT. Os dois consideram os gastos, em véspera de campanha, eleitoreiros. Alckmin confirmou a disposição de manter e ampliar o Bolsa Família, mas condenou a inclusão de mais 1,8 milhão de pessoas no programa e o reajuste salarial concedido a toque de caixa para 35 categorias do funcionalismo e

¿ Essa é uma visão atrasada, porque o governo precisa trabalhar desde o primeiro dia e não por causa da eleição. Essas ações, em véspera de eleição, são eleitoreiras. No caso do Bolsa Família, a diferença é que vamos não só investir no programa, mas pedir contrapartidas e investir na geração de empregos ¿ disse Alckmin.

Alckmin também acusou o presidente de cometer crime eleitoral anteontem em Minas, onde, em solenidade para comemorar metas do Bolsa Família, falou da reeleição.

¿ Houve crime eleitoral. Ele pediu votos descaradamente. Falou literalmente que `a história iria registrar, assegurar mais quatro anos para consolidar essa política ¿ disse Alckmin.

Para o candidato do PDT à Presidência, o senador Cristovam Buarque (DF), não há dúvidas de que o gesto do presidente Lula foi eleitoreiro de conceder aumentos generalizados para o funcionalismo público apenas no último ano de seu mandato

¿ O presidente devia ter dado o reajuste no momento certo. O funcionalismo ficou três anos sem aumento. Agora, parece que o governo cobra em troca o voto do trabalhador.

Ex-ministro de Lula, disse que chegou a pedir mais verbas para o ensino fundamental:

¿ Lula alegou que não teria como fazer esse investimento. Mas arrumou dinheiro para aumentar o funcionalismo agora. Claro, trabalhador vota, criança não.

* Especial para O GLOBO