Título: PRESIDENTE PROMETE REDUZIR MANDATO
Autor:
Fonte: O Globo, 30/06/2006, O País, p. 8

Em encontro com líderes do PCdoB, Lula diz que reforma política é prioridade

BRASÍLIA e RIO. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que, se for reeleito para um segundo mandato, sua primeira iniciativa será propor uma reforma política ao Congresso para acabar com a reeleição e aumentar o mandato do presidente da República de quatro para cinco anos. A intenção do presidente foi manifestada durante audiência com 12 integrantes da Comissão Política do PCdoB que foram ao Palácio do Planalto informar Lula que o partido aprovaria na convenção, realizada ontem, a coigação formal com o PT e o PRB nas eleições presidenciais. O presidente do PCdoB, Renato Rabelo, disse ainda que a proposta de reforma política também pretende instituir o financiamento público das campanhas eleitorais e a votação em listas partidárias de candidatos.

¿ O presidente nos disse que acha mais justo um mandato de cinco anos sem reeleição. Pela defesa que ele faz do mandato de cinco anos acredito que essa proposta estará na reforma política que ele nos disse será a primeira medida e a mais importante de seu segundo mandato ¿ disse Rabelo.

Ao receber o apoio dos comunistas, o presidente Lula os convidou para participar da coordenação da campanha da reeleição, participar da elaboração do programa de governo e se incorporar à caravana eleitoral que irá percorrer o país pela reeleição.

No Rio, o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, defendeu ontem que o próximo presidente priorize o debate sobre a reforma política. Ele disse que, a pedido do Conselho de Desenvolvimento Social e Econômico e Social, a Fundação Getúlio Vargas está elaborando uma agenda, a ser levada à sociedade, com metas até os próximos 12 anos, terá como carro-chefe a reforma política. Tarso participou ontem da 18ª reunião ordinária do pleno do Conselho.