Título: PAULO BERNARDO TAMBÉM ATACA ALCKMIN
Autor: Adauri Antunes Barbosa
Fonte: O Globo, 30/06/2006, O País, p. 8
Ministro diz `não ter detalhes¿ mas afirma que situação de SP `não é tão boa¿
BRASÍLIA. A equipe econômica do governo Lula voltou ontem a tentar alimentar o bate-boca com o candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin. Sem dar números, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, afirmou que a situação financeira do governo de São Paulo não é tão boa como afirma o tucano. Já o seu colega da Fazenda, Guido Mantega, disse que vai sempre defender a política econômica, mesmo que isso represente a quebra de uma regra de distanciamento político que ocorria com os ex-ministros da Fazenda.
¿ Nosso governo não se caracteriza por manter certas tradições no país. Viemos para inovar, fazer coisas melhores, e portanto essa regra não vale. Eu me manifestei porque a nossa política econômica foi citada. Defendo a política fiscal, tenho a obrigação de defender até porque ela é eficiente e melhor que a que estava sendo feita no governo anterior ¿ disse Mantega.
O titular da Fazenda negou que essa sua atitude seja uma orientação do presidente Lula. Mas avisou que essas respostas vão continuar.
¿ Quando a política econômica for criticada eu me reservarei o direito de dar alguma resposta ¿ disse.
¿Deve ter algum problema nessas contas¿
Mesmo sem dados concretos, o ministro do Planejamento afirmou ontem ao chegar para a reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN) que a situação econômica do governo do Estado de São Paulo não é tão boa como apregoa Geraldo Alckmin, que até março governava o estado. Segundo ele, o governador Cláudio Lembo (PFL) já reclamou do caixa do estado.
¿ Eu não tenho os detalhes, mas me parece que a situação não é tão boa. O próprio governador Lembo reclamou da penúria financeira e do caixa do estado. Deve ter algum problema nessas contas.