Título: LULA AJUDA NEWTON CARDOSO A DERROTAR ITAMAR
Autor: Sueli Cotta
Fonte: O Globo, 30/06/2006, O País, p. 10

Ex-governador vai disputar o Senado por Minas; ele disse que é `companheiro de lutas sociais do presidente¿

BELO HORIZONTE. O ex-governador Newton Cardoso, cuja gestão foi marcada por denúncias de corrupção, venceu a convenção do PMDB de Minas Gerais com 70% dos votos e vai disputar o Senado com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do PT. O ex-presidente Itamar Franco ficou com 25% dos 567 votos apurados. Itamar teve como principal cabo eleitoral o governador Aécio Neves (PSDB), candidato à reeleição.

Newton Cardoso disse que o PMDB sai unido e que Itamar vai aceitar a decisão do partido e fazer campanha para ele. Antigo adversário do PT, o ex-governador explorou o apoio que recebera na véspera de Lula, em visita a Minas, e disse que ele e o presidente ¿são bons companheiros de lutas sociais¿ e amigos ¿há muito tempo¿. Disse ainda que ¿já tomou pinga¿ e comeu sanduíche com o presidente em Itabira (MG). Depois, em entrevista, Newtão, como é chamado em Minas, disse que Lula teria ¿muito prazer¿ em dividir o palanque com ele.

Newtão criticou o vice-presidente José Alencar, que discursou na convenção mas não pediu voto para ele. Assim que saiu o resultado da votação, o ex-governador alfinetou Alencar dizendo que Lula havia lhe confidenciado que ele não será mais um vice figurativo:

¿ O Lula disse isso para mim ontem (anteontem), que o vice não pode ser figurativo, tem que ser um vice operativo. Ele quer um José Alencar mineiro e terá um papel muito importante na realização de obras desta vez.

Anteontem, em visita a Minas, Lula pedira apoio dos parlamentares mineiros para Cardoso.

Itamar chegou no fim da votação e foi aconselhado por aliados a não esperar o resultado.

O PMDB deve oficializar a aliança com os petistas na convenção do PT hoje. O PMDB quer indicar o candidato a vice na chapa de Nilmário Miranda.

Uma briga de claques no hotel onde aconteceu a convenção deixou três pessoas feridas.