Título: COPA DO MUNDO 'CONTAMINA' SOLENIDADE NO PLANALTO
Autor: Patrícia Duarte/Mônica Tavares
Fonte: O Globo, 30/06/2006, Economia, p. 27

Autoridades recorrem a metáforas de futebol durante anúncio de novo padrão de TV

BRASÍLIA. Nem mesmo em um evento de tecnologia ontem, sobre TV Digital, o clima de Copa do Mundo deixou de estar presente no Palácio do Planalto. Tanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como o ministro das Comunicações, Hélio Costa, e até mesmo o ministro das Comunicações do Japão, Heizo Takenaka, que entrou na brincadeira, fizeram analogias com o futebol para uma platéia formada por empresários, pesquisadores e membros dos dois governos.

Costa, falando em japonês, saudou a comitiva daquele país dizendo boas-vindas e se desculpando pela derrota por 4 a 1 do Japão contra o Brasil na semana passada, ainda na primeira rodada da Copa do Mundo. E comemorou a escolha do padrão japonês de TV digital.

- Marcamos um gol de placa - afirmou Costa.

Arrancando risadas da platéia, o ministro acabou dando o pontapé inicial para que todos falassem em futebol. Takenaka devolveu a provocação em seguida, durante seu discurso.

- Na Copa, o Japão perdeu para o Brasil, mas na relação digital, é vencer e vencer - afirmou ele.

Famoso amante do futebol, Lula também usou a Copa do Mundo para exaltar a escolha do sistema digital japonês para a TV brasileira. Chegou até mesmo a dizer que, com as relações mais estreitas, torcia para que os dois países participassem de uma final de Copa do Mundo. O Japão participou apenas de três Copas e, neste ano, não conseguiu ir além da primeira fase.

- Quem sabe, já com TV digital instalada na casa de todo mundo, nós vamos assistir um dia ao Japão ser campeão do mundo ou disputar uma final com o Brasil numa Copa do Mundo - disse Lula. (P. D. e M. T.)