Título: 'Existe lei nos EUA, existem três poderes'
Autor:
Fonte: O Globo, 30/06/2006, O Mundo, p. 30

NOVA YORK. "Os EUA são governados com base nas leis, não só por Bush", diz o diretor da Faculdade de Ciências Políticas da Universidade da Virgínia, Larry Sabato. Ele acha que Bush ficou surpreso com a decisão da corte.

Como o senhor interpreta essa decisão da Suprema Corte? Trata-se de uma mensagem de que o governo Bush está desrespeitando os direitos humanos?

LARRY SABATO: É uma séria repreensão ao governo Bush, não há outra maneira de interpretar essa decisão. Nenhuma dúvida de que o presidente Bush ficou surpreso com o fato de o juiz Anthony Kennedy, habitualmente um conservador, ter ficado ao lado dos outros quatro juízes mais liberais. Mas agora está feito e não tem mais apelação.

Acha que Bush vai ter de fechar a prisão?

SABATO: Acho que sim, é uma questão de tempo. Os tribunais militares estão mortos, mas ainda não está claro o que vai substituí-los. Talvez julgamentos em tribunais regulares.

Como essa decisão pode afetar a política interna americana?

SABATO: Internamente, Bush tem um sólido apoio nas questões de segurança, talvez o público fique do lado dele também nesta questão. Mas internacionalmente, talvez lembre aos cidadãos de outras nações de que existe lei nos Estados Unidos, existem três poderes, não só o presidente Bush. E os Estados Unidos são governados com base nas leis, não só pelo presidente Bush. Os Estados Unidos têm um sistema mais complicado do que normalmente é descrito.