Título: BERZOINI: `O RESULTADO É UM QUADRO MAIS REALISTA DO QUE SERÁ A ELEIÇÃO¿
Autor: Soraya Aggege, Cristiane Jungblut e Adriana Vascon
Fonte: O Globo, 01/07/2006, O País, p. 4

Crescimento de tucano em pesquisas põe petistas em alerta contra euforia

SÃO PAULO e BRASÍLIA. O presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), disse ontem que a redução da vantagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o candidato tucano, Geraldo Alckmin, apresentada nas pesquisas de intenções de votos do Datafolha e do Vox Populi, é um quadro realista e pode ter caráter didático para os petistas, que precisam trabalhar com a perspectiva de dois turnos para eleger Lula.

¿ As pesquisas mostram o resultado da exposição do candidato da oposição na TV. É um quadro muito mais realista do que será a eleição ¿ disse Berzoini, ressaltando que Lula estava na frente em maio, quando teve maior exposição na mídia.

Berzoini reafirmou que o PT trabalha com a perspectiva de dois turnos nas próximas eleições. Segundo ele, o partido quer evitar a arrogância:

¿ Trabalhamos preparados para a disputa em dois turnos. Não temos a avaliação arrogante de vencer no primeiro turno.

As pesquisas foram um dos temas da executiva petista, que se reuniu ontem em São Paulo. Segundo o terceiro vice-presidente do PT, Jilmar Tatto, o crescimento de Alckmin pode estar relacionado à desistência das candidaturas de Roberto Freire (PPS) e de Enéas Carneiro (Prona).

¿ Saíram Freire, que tinha 2%, e Enéas, que tinha 4%, e é evidente que a exposição do Alckmin na TV acabou ajudando. De qualquer modo, não vamos usar salto alto. Faremos uma campanha já pensando na dinâmica do segundo turno ¿ disse Tatto.

O terceiro vice-presidente do PT afirma que, apesar do crescimento, o tucano enfrenta problemas:

¿ Há divergências em torno dele. Eles têm dificuldades nos estados e vários pretensos apoiadores não o apóiam realmente. Além de não ter programa de governo, há muita confusão e pouca musculatura.

Em Brasília, o crescimento de Alckmin fez com que o Planalto relançasse o discurso de que é preciso evitar o ¿salto alto¿ na campanha da reeleição do presidente Lula. Depois de um encontro com Lula, o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, disse que os resultados das pesquisas do Datafolha e do Vox Populi mostram a ¿realidade da disputa¿. Em conversas com assessores Lula repetiu o argumento de que a campanha só começou e que não se deve adotar o salto alto.

Planalto avalia que Alckmin não tirou votos de Lula

No Planalto, a avaliação foi a de que Alckmin não tirou votos de Lula, que se mantém com ampla vantagem. E que o desempenho do tucano está aquém do esperado, com a exposição nos programas políticos em rádio e TV. Para Tarso, não há razão de Lula mudar sua estratégia.

¿ Essa pesquisa coloca a realidade da disputa. E é muito bom para quem apóia a reeleição do presidente, porque salto alto faz muito mal em eleição. A pesquisa é boa ¿ disse.

Para o ministro, Alckmin cresceu devido aos programas de TV. O PSDB mostrou a gestão de Alckmin como governador de São Paulo, enquanto o PFL atacou a corrupção envolvendo ex-integrantes do governo petista.

¿ A pesquisa foi feita depois de um bombardeio dos programas do PFL e do PSDB, das inserções na televisão ¿ disse.

Na mesma linha, o governador do Acre, Jorge Viana, disse que o PT tem que trabalhar para ampliar a vantagem. Segundo Viana, o próprio Lula vem alertando seus colaboradores de que é preciso evitar a euforia e que a campanha não será tão fácil como se pensa. Mas o governador disse que a pesquisa não muda nada, porque Lula se mantém como favorito.

¿ É uma disputa forte. Mas o anormal era o Alckmin estar anêmico (nas pesquisas) como estava. Agora ganhou uma corzinha. Isso não refletiu em nada nos números do presidente. Então, temos apenas que crescer um pouco mais para consolidar a vantagem ¿ ironizou Viana.

Viana disse que é um alerta contra a acomodação da militância e do PT:

¿ Reforça o discurso do presidente de pé no chão e de mais trabalho. Isso até é um bom alerta para a militância.