Título: PT TEM VLADIMIR MAS LULA DÁ APOIO A CRIVELLA
Autor: Dimmi Amora
Fonte: O Globo, 01/07/2006, O País, p. 8

Senador, bispo da Igreja Universal, é lançado candidato a governador do Rio com carta de elogios do presidente

Com uma carta de apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas mãos, o senador Marcelo Crivella (PRB), bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, anunciou ontem que vai disputar o governo do estado. Na convenção do partido, em Olaria, Crivella recebeu o vice-presidente José Alencar, que veio ao Rio a pedido do presidente Lula. Segundo ele, o petista fará campanha com Crivella no estado, mesmo com o PT tendo candidato próprio, Vladimir Palmeira.

Depois de costurar alianças com o presidente regional do PMDB de São Paulo, Orestes Quércia, e com o ex-governador de Minas Newton Cardoso, também do PMDB, Lula agora fecha uma aliança informal com Crivella.

Crivella deve ter menos de um minuto na TV

Crivella tentou fazer alianças com partidos que tiveram representantes eleitos em 2002 até o último momento, mas conseguiu o apoio do PTN e do PRTB. Os partidos não acrescentam muito e ele deverá ter menos de um minuto de tempo de TV. Mesmo dizendo que seria importante ter tempo de TV, ele ironizou as alianças de outros candidatos puxando um coro durante seu discurso em que os convencionais gritavam: ¿Antes só do que mal acompanhado¿.

¿ O tempo de TV é importante. Mas vamos compensar com o trabalho da militância ¿ disse Crivella que terá como vice seu assessor econômico, José Carlos de Assis e como candidata a senadora a vereadora de Nova Iguaçu Rosângela Gomes.

Crivella disse que terá um compromisso de dez itens com o povo e prometeu um choque de políticas públicas no estado. Alencar chegou ao Rio duas horas atrasado porque o avião em que vinha num vôo de carreira de Brasília, um Fokker 100 da TAM, teve uma pane nos sistema eletrônicos ainda na pista. Por causa disso muitos militantes abandonarem a convenção no meio do discurso de Crivella. Ele disse que Lula viria para o lançamento da candidatura do senador, mas teve problemas de agenda. Segundo ele, o presidente vai subir no palanque de Crivella no Rio.

¿ Trouxe a carta que presidente mostra todo afeto pelo senador ¿ disse Alencar.

Lula diz na carta que não poderia deixar de manifestar seu ¿carinho, respeito e admiração¿ por Crivella. Em um dos trechos da carta, Lula diz que fez investimentos no Rio, ¿apesar de toda maledicência¿.

Lula não mandou carta para candidato do PT

Ainda segunda a carta, Lula diz que com ¿uma parceria efetiva como a sua, poderemos juntos fazer muito mais pelo Estado do Rio de Janeiro, tal como esse povo maravilhoso merece¿. Crivella é até agora o candidato com mais apoio do presidente no Rio. Lula não veio à convenção do PT, realizada há duas semanas, e nem enviou carta de apoio ao candidato do partido.

¿ Não precisa de carta. O presidente é do nosso partido e está dando todo apoio. O Crivella será o segundo palanque dele no estado ¿ disse Alberto Cantalice, presidente estadual PT.