Título: VARIGLOG GARANTIRÁ SMILES E FUNDO DE PENSÃO
Autor: Erica Ribeiro e Helena Celestino
Fonte: O Globo, 01/07/2006, Economia, p. 29

Decisão da Justiça sobre proposta sai na segunda-feira. Varig antiga poderia ficar com Rio Sul ou Nordeste

RIO e NOVA YORK. A VarigLog garantiu recursos para o programa de milhagem Smiles e para o fundo de pensão Aerus, a continuidade da Varig antiga (que fica com a dívida) e o compromisso de honrar os bilhetes já comprados pelos passageiros da Varig. Esses pontos da proposta da VarigLog pela nova Varig tornaram-se importantes para que a assembléia de credores ¿ que de fato irá aprovar a oferta ¿ possa ser convocada já na próxima semana, e ser realizada em 10 de julho. No dia 11, já haveria o leilão da nova Varig.

Pela proposta, a Varig antiga poderá continuar a voar, mantendo a concessão de uma de suas outras empresas ¿ a Rio Sul ou a Nordeste.

Apesar de a Justiça do Rio ter deixado para segunda-feira a posição oficial sobre a oferta da VarigLog ¿ no valor de US$485 milhões ¿ o juiz Luiz Roberto Ayoub, que acompanha o processo de recuperação judicial da Varig, considerou o detalhamento convincente. O Ministério Público estadual já deu parecer favorável para a assembléia de credores e a consultoria Deloitte, administradora judicial da Varig, seguirá a mesma posição. Neste fim de semana, a Varig, auxiliada pela Deloitte, irá elaborar o edital de convocação da assembléia de credores e do leilão.

Segundo o juiz Paulo Roberto Fragoso, a permanência da antiga Varig foi garantida pela VarigLog por meio de ativos que permanecerão na empresa, que também será beneficiada pelo esperado encontro de contas com o governo (receber o que tem direito pelo congelamento de tarifas do Plano Cruzado). O Smiles ficará com a VarigLog e não com a Varig antiga, como previa o primeiro modelo de venda da companhia aérea. Segundo uma fonte próxima às negociações, os bens imóveis também ficam na empresa antiga.

A Varig antiga, que permanecerá com a dívida de cerca de R$7,5 bilhões e continuará em recuperação judicial, tem chances de não se tornar uma mera prestadora de serviços. No esclarecimento entregue a Ayoub, a VarigLog propõe que a Varig antiga mantenha uma parte da concessão atual e opere com outro nome algumas linhas domésticas, o que seria mais uma forma de garantir receitas para pagar as dívidas da empresa.

Os executivos da VarigLog argumentam que existem três companhias sendo leiloadas: a Varig, a Rio Sul e a Nordeste. Rio Sul ou Nordeste poderiam continuar com os atuais donos.

¿A concessionária resultante (a Varig antiga) teria a possibilidade de operação autônoma, com um dimensionamento dado segundo as condições de mercado¿, sugere um dos pontos do detalhamento entregue ao juiz.

(*) Correspondente