Título: O PREMIER DO JAPÃO E O REI DO ROCK
Autor:
Fonte: O Globo, 01/07/2006, O Mundo, p. 32

Koizumi cumpre roteiro de fã em romaria a Graceland

WASHINGTON. O primeiro-ministro japonês, Junichiro Koizumi, fez uma verdadeira declaração de amor aos Estados Unidos e, de quebra, ao cantor Elvis Presley, do qual é fã incondicional. Durante um jantar com o presidente George W. Bush, anteontem em Washington, Koizumi recitou um trecho de uma canção de Elvis para ilustrar as relações entre os dois países.

¿ Queria propor um brinde pelo futuro crescimento das relações entre o Japão e os EUA. Nas palavras de Elvis, ¿I want you, I need you, I love you¿ (¿Quero você, preciso de você, amo você¿) ¿ disse o premier, acrescentando que este é o título da primeira canção que aprendeu em inglês, quando era jovem.

Bush também citou Elvis durante o brinde, assinalando que o rei do rock e Koizumi ¿têm muita coisa em comum¿.

¿ Como você, Elvis tinha cabelos longos. Como você, era conhecido por cantar em público. Como você, ganhou admiradores no mundo todo ¿ afirmou.

Os dois líderes haviam se reunido para discutir a ameaça nuclear da Coréia do Norte, mas o tema espinhoso acabou sendo ofuscado por uma noite de divertimento que se prolongou ontem com uma visita de ambos a Graceland, o rancho de Elvis em Memphis, Tennessee.

¿ É como um sonho ¿ disse o premier japonês, emocionado com a visita.

Koizumi nasceu no mesmo dia que Elvis, 8 de janeiro, e sobre isso já comentou: ¿ É uma das coisas de que me orgulho.¿ Seu irmão Masaya dirigiu um fã clube do cantor americano em Yokohama e ergueu uma estátua de Elvis em Tóquio. Em 2003, o premier cantou canções de Elvis com Tom Cruise quando o ator estava no Japão para promover o filme ¿O último samurai¿. E logo que assumiu o poder, em 2001, distribuiu um CD com 25 canções de Elvis selecionadas por ele como favoritas. Quinta-feira, ele ganhou de Bush uma jukebox com canções de Elvis e agradeceu:

¿ Muito obrigado, povo americano, por ¿love me tender¿ (¿me amar com ternura¿, referência a mais um sucesso de Elvis).

Para Bush, a visita de Koizumi foi uma oportunidade de reforçar uma sólida amizade dos EUA com o Japão, país que abriga bases militares americanas. Já o passeio a Graceland foi uma chance de oferecer um presente de despedida ao premier, que deixará o poder em setembro.

Acompanhados da primeira-dama americana, Laura, os dois líderes receberam tratamento vip no rancho do rei rock. Do lado de fora estava estacionado um cadillac cor-de-rosa. Lisa Marie, filha de Elvis, e Priscilla, sua ex-mulher, conduziram os três a uma visita privada pelo interior da mansão. Numa área da casa à qual a imprensa teve acesso, Koizumi não resistiu ao ritmo das canções de Elvis e imitou o cantor, no que parecia mais uma dança marcial de desenho animado japonês. Quando posava para fotos, pôs um braço sobre Lisa Marie e, mais uma vez exaltado, citou os versos iniciais de ¿I want you, I need you, I love you¿:

¿ ¿Hold me close, hold me tight¿ (¿Me abrace, me abrace apertado¿).