Título: `ELA JÁ COLOCAVA O DEDO NO ROSTO DOS COLEGAS¿
Autor: Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 02/07/2006, O País, p. 4

Heloísa Helena era fã de Perla

PALMEIRA DOS ÍNDIOS (AL). A menina Heloísa Helena Lima de Morais chamava a atenção com seus cabelos compridos. Mas diferente do estilo adotado hoje como senadora, aos 7 anos ela costumava usar as madeixas soltas. Colegas e professores do Colégio Sagrada Família eram unânimes: Heloísa tinha o cabelo mais bonito da 1ª série. Outras características da alagoana já chamavam atenção em 1969. De temperamento forte, era muito falante, brigona, atirada, estudiosa, mas muito sensível.

¿ Heloísa também era brigona. Não deixava ninguém mexer com ela. O dedinho dela já balançava! Naquela época, já colocava o dedinho no rosto dos colegas, como hoje faz com os colegas no Congresso. Ela sempre foi muito atirada e botava tudo em pratos limpos se achava que alguma coisa estava errada ¿ conta Ana Lúcia da Silva Santana, de 44 anos, amiga de 1ª série.

Colégio particular de tradição religiosa, o Sagrada Família era dirigido por freiras holandesas que trocaram Amsterdã pela pequena Palmeira dos Índios, no interior de Alagoas. Heloísa era uma das primeiras a chegar no colégio. Só entrava no pátio depois de uma inspeção da irmã Antonina. A mãe, a costureira Helena, era rigorosa com o uniforme da filha: saia pregueada, meião branco, tênis azul marinho, Conga e blusa branca com o brasão da escola.

Como bolsista, Heloísa sabia que precisava ser uma boa aluna. E foi. O irmão Hélio estudava em escola pública. O outro irmão, Cosme, foi assassinado quando ela ainda era menina. O pai, Lula, morreu de câncer quando ela tinha três meses.

Mas a infância de Heloísa não foi muito diferente da de seus colegas do Sagrada Família. Ela viveu uma vida simples, mas nunca passou necessidade e teve uma boa formação escolar.

Antes de entrar na sala, os alunos cantavam o Hino Nacional todas as manhãs. E só tinham permissão para ir ao recreio se repetissem a tabuada sem errar na multiplicação. As irmãs holandesas sabatinavam todos os 30 alunos da sala de Heloísa.

¿ Quem não sabia a tabuada ficava de castigo. Mas Heloísa nunca perdeu um recreio ¿ lembra Maria Auxiliadora Leão Maia, a Gutinha, de 45 anos, colega do Sagrada Família.

Na hora do intervalo, ela adorava jogar queimado. E gritava muito no jogo.

¿ Acho que esse problema na voz de Heloísa foi de tanto gritar quando criança ¿ brinca Lúcia de Fátima Morais Marques, prima e colega de Heloísa no Sagrada Família.

No colégio, treinava ginástica rítmica e era apaixonada pela cantora paraguaia Perla, lembram as amigas. Costumava cantar e pentear os seus cabelos igual à cantora. O melhor presente que ganhou na infância foi um compacto de vinil de Perla. Também gostava de imitar a performance dos integrantes do grupo Secos & Molhados, sucesso no início dos anos 70. Era fascinada pela música ¿O vira¿, imortalizada por Ney Matogrosso.

Os apelidos Helô e Loló só surgiram quando ela se mudou para Maceió, em 1979, onde estudou, também como bolsista, no tradicional Colégio Santa Madalena Sofia, que formou a elite alagoana. Na sala de Heloísa estudava Tereza Collor, que na época ainda chamava-se Tereza Lyra.

AS PROFESSORAS DOS CANDIDATOS na página 13