Título: Sérgio Cabral usa carro blindado
Autor: Dimmi Amora e Maia Menezes
Fonte: O Globo, 02/07/2006, O País, p. 15

Sábado, 14h, três carros se aproximam da quadra da Viradouro, em Niterói. De um deles, uma minivan blindada, desce o carioca Sérgio Cabral Filho, de 43 anos, candidato do PMDB a governador. Dos outros dois, descem seus assessores. Um deles, um segurança, acompanha Cabral à distância pela quadra que estava em festa. Os eleitores, atraídos pela simpatia de Cabral, nem percebem o esquema.

Poder desmobilizar esse esquema é o desejo do candidato que nasceu no Engenho Novo e hoje mora num prédio no Leblon com câmeras de vídeo na entrada e segurança particular vigiando ao redor. Ele conta que, na rua onde mora hoje, jogava bola na infância com toda a tranqüilidade.

Cabral diz que sempre freqüentou favelas por causa do samba, ao qual estava ligado por causa do pai. Hoje, diz, já não pode fazê-lo com a mesma tranqüilidade devido ao poder dos traficantes nas comunidades. Seu principal projeto de governo, diz, será para as favelas:

¿ Quero dar acessibilidade às favelas. Construir estradas, ruas largas para que o Estado possa chegar aos cidadãos sem pedir permissão a ninguém.