Título: VLADIMIR VIU TIROTEIO NO CAMINHO
Autor: Dimmi Amora e Maia Menezes
Fonte: O Globo, 02/07/2006, O País, p. 15

O alagoano Vladimir Palmeira, candidato do PT ao governo do Estado do Rio, mora aqui desde a década de 80 e só sofreu uma tentativa de assalto na cidade, no carnaval de 82. Mas recentemente testemunhou situação comum para os cariocas: um tiroteio entre policiais e traficantes na Linha Vermelha.

¿ Estava voltando de viagem, do aeroporto. Na hora, o taxista não sabia o que fazer. Mandei ele dar marcha-a-ré e voltamos pela contramão. Não aconteceu nada com a gente ¿ diz o candidato, lembrando que, embora não tenha sofrido com a violência, tem muitos amigos que já foram assaltados.

O petista sai pouco de casa e costuma andar de metrô, ônibus, van e táxi porque não gosta de dirigir. Morador de Botafogo, ele circula muito pelo Centro, por Copacabana e por Jacarepaguá. Mas sua rotina a partir de 6 de julho será alterada pela campanha. Mesmo assim, diz que não tem planos para reforçar a segurança e que só vai andar de táxi.

¿ Vou andar de táxi, inclusive para o interior, porque é mais barato que pagar um carro com motorista. Tem um taxista que sempre me acompanha. Ele, inclusive, é petista ¿ brinca.