Título: LUPI EVITA LINHA VERMELHA À NOITE
Autor: Dimmi Amora e Maia Menezes
Fonte: O Globo, 02/07/2006, O País, p. 15

Cada um a seu jeito, os candidatos tentam driblar ou esquecer a sombra da violência. Carlos Lupi, candidato pelo PDT, diz que não passa mais pela Linha Vermelha à noite por medo de assalto e pôs película protetora preta no carro para evitar ser vítima. Luiz Novaes (PSDC), outro candidato, conta que nunca mais se recuperou do trauma de ver seu filho, então vereador de Nova Iguaçu, Luiz Henrique Novaes, assassinado. Dezessete anos depois, o crime nunca foi elucidado pela polícia.

Outro crime também não elucidado foi o do deputado federal Valdeci Paiva de Jesus. Um dos investigados à época foi o suplente dele, o sargento da PM Marcos Abraão, que hoje é candidato a governador pelo PSL. Marcos diz que é inocente do crime e jamais foi denunciado. Milton Temer, que será o candidato do PSOL, diz que não se assusta com a violência do Rio, que chama de barbárie desorganizada. Ele compara o período atual ao que viveu na Itália durante o exílio na década de 70.

¿ Roubaram minha carteira, fui agredido e quase morri na Itália, que estava em crise econômica como a nossa. A violência lá acabou quando o país cresceu.