Título: LÓPEZ OBRADOR
Autor: José Meirelles Passos
Fonte: O Globo, 02/07/2006, O Mundo, p. 43

CIDADE DO MÉXICO. Ele vive num modesto apartamento na capital, tem um carro barato que ele próprio dirige, e na época em que foi prefeito da cidade (2000 a 2005) ¿ sua única experiência de governo ¿ fez a fama de madrugador que às 6h já estava em seu gabinete, de onde só saía por volta de 22h. Com gestos e discursos populistas, tornou-se líder ¿dos pobres e esquecidos¿ ¿ como ele mesmo se define.

Por isso, representando o Partido Revolucionário Democrático (PRD), Andrés Manuel López Obrador, 52 anos, chegou à eleição com menos dinheiro para investir na campanha mas com uma ligeira vantagem (dois pontos percentuais) sobre Felipe Calderón, candidato da agremiação que hoje está no poder, o Partido Ação Nacional (PAN).

Formado em ciências políticas e administração pública, López Obrador começou na política nos anos 70 no poderoso e corrupto Partido Revolucionário Institucional (PRI) ¿ embora dentro da denominada Corrente Democrática, que em 1989 deixaria aquela fachada para se transformar no PRD.

Ele se denominou ¿candidato da mudança¿ e anunciou planos que soaram como canções aos ouvidos dos habitantes do México que vivem na pobreza. Prometeu reduzir pela metade seu salário como presidente, assim como o dos ministros, além de acabar com a pensão vitalícia a que têm direito os ex-presidentes (US$16 mil). López Obrador foi além: disse que em seu governo os preços da gasolina, da energia elétrica e do gás também serão reduzidos em 50%, as crianças receberão material escolar grátis, os doentes terão acesso gratuito a remédios e os maiores de 65 anos, um reforço de 20% nas pensões.

¿ Ele está convencido de que é Deus, uma espécie de Messias tropical ¿ diz o historiador Enrique Krauze. (J.M.P.)