Título: CAMPANHAS ENTRAM EM CENA NA QUINTA-FEIRA
Autor: Isabel Braga, Flávio Freire e Ronaldo D'Ercole
Fonte: O Globo, 03/07/2006, O País, p. 4

Lula prepara agenda; Alckmin e Cristovam têm eventos marcados e Heloísa Helena fará caminhadas em vez de comícios

BRASÍLIA e SÃO PAULO. A campanha eleitoral ganha oficialmente as ruas a partir da próxima quinta-feira, 6 de julho. Além dos encontros reservados, que os candidatos têm feito até agora, entram em cena os atos públicos: caminhadas, entregas de panfletos, cartazes e adesivos com o nome e número dos candidatos, viagens e comícios.

A agenda de candidato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva começa a ser fechada a partir de amanhã. Em reunião a ser realizada na sede do PT em Brasília, os coordenadores da campanha de Lula vão tratar das questões operacionais. Serão decididas, por exemplo, as datas das inaugurações dos dois comitês do petista ¿ um em São Paulo e outro em Brasília ¿ os primeiros comícios e os atos de campanha.

Lula conseguiu o apoio formal de apenas dois partidos, PCdoB e PRB, mas tem aliados informais em vários estados. Por isso, a idéia inicial é fazer comícios ou atos nos quais os aliados da base ¿ PSB, PMDB, PTB, PP, PL ¿ possam participar ao lado de petistas e comunistas. Não se sabe, entretanto, se isso irá funcionar. Muitos aliados podem rejeitar a estratégia, temendo vaias de militantes nos atos.

¿ Não existe a tese dos dois palanques. Quem apóia o Lula que participe da atividade dele, venha ao palanque dele ¿ avisou o secretário-geral adjunto do PT, Joaquim Soriano.

Dois palanques para Lula no Rio e em Pernambuco

Deverá haver maiores problemas em estados como Pernambuco, em que dois ex-ministros do governo Lula disputam o governo ¿ Humberto Costa (PT) e Eduardo Campos (PSB) ¿ e no Rio de Janeiro, com as candidaturas de dois aliados de Lula, Vladimir Palmeira (PT) e Marcelo Crivella (PRB).

O candidato à Presidência do PSDB, Geraldo Alckmin, prepara para o dia 6 de julho uma maratona que começa com um corpo-a-corpo numa cidade da região metropolitana de São Paulo, passa por uma reunião com coordenadores de campanha e termina num jantar com prefeitos de diferentes partidos e caciques tucanos no Clube Pinheiros, na capital paulista.

Para abafar rumores de divergência interna, o comando do partido decidiu compartilhar a festa entre as duas principais campanhas da sigla, a de Alckmin e a do candidato ao governo de São Paulo, José Serra. No dia seguinte, Alckmin viaja em busca do voto de eleitores do Nordeste. Vai à cidade de Barreiras, na Bahia, para um encontro com líderes locais.

Fernando Henrique na campanha tucana

Embora uma ala do PSDB resista em permitir que o debate eleitoral se concentre na comparação entre os governos Lula e Fernando Henrique Cardoso, o ex-presidente também foi convidado para o encontro de quinta-feira e deve discursar. Para correligionários ligados à candidatura Alckmin, os discursos de Fernando Henrique contra a administração de Lula abrem espaço para que os petistas coloquem em xeque a administração Alckmin à frente do Palácio dos Bandeirantes.

¿ A campanha começa no dia 5 de julho, oficialmente, mas a gente sabe que para valer começa com o horário eleitoral no rádio e na TV. Vamos ter 45 dias até lá ¿ diz Alckmin.

A candidata do PSOL, senadora Heloísa Helena (AL), diz que sua campanha é modesta e não tem estrutura para a realização de comícios. Por isso, ela fará caminhadas com microfone. Cada diretório do PSOL nos estados contribuirá com passagens de avião e ela se hospedará em casas de militantes. Para a primeira semana já há atividades marcadas em Campinas (SP) e no Rio.

O candidato do PDT, senador Cristovam Buarque (DF), contou ontem que começa a campanha endividado. Segundo ele, os folhetos com propostas e adesivos de carro e de camisas que darão início à campanha de rua serão pagos daqui a um mês.

Cristovam pretende visitar todas as capitais brasileiras e cidades do interior de alguns estados. Em São Paulo estão previstas três viagens, de ônibus, percorrendo quatro ou cinco cidades. O comício do Rio está marcado para o dia 12.