Título: LULA PEDE APOIO A NOVO MINISTRO DA AGRICULTURA
Autor: Eliane Oliveira
Fonte: O Globo, 04/07/2006, Economia, p. 21
Luís Carlos Guedes Pinto toma posse e ruralista diz que ministério estaria sendo `aparelhado¿
BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um apelo aos produtores rurais e representantes do agronegócio para que o setor apóie o novo ministro da Agricultura, Luís Carlos Guedes Pinto, a quem deu posse ontem. Lula afirmou que o governo dará continuidade às diretrizes traçadas pelo ex-ministro Roberto Rodrigues.
¿ Peço compreensão e ajuda ao novo ministro, para que ele possa fazer igual ou melhor do que o professor (Rodrigues) nos ensinou ¿ disse Lula.
O pedido aos produtores reflete a preocupação do governo com a má repercussão em relação à participação de Guedes em movimentos sociais, como a Associação Brasileira de Reforma Agrária, da qual o ministro já foi presidente. Parlamentares da bancada ruralista, como Ronaldo Caiado (PFL-GO), chegaram a dizer que, mesmo colocando alguém sem filiação partidária, mas com ligação com o PT, o presidente estaria ¿aparelhando¿ o ministério.
Os produtores presentes à posse pareciam ter o mesmo discurso: apoiarão Guedes, desde que dê continuidade ao trabalho de Rodrigues.
¿ O produtor é um cidadão brasileiro. Apóia quem lhe dá condições de trabalho. Acredito na boa vontade do novo ministro ¿ disse Antonio Ernesto de Salvo, presidente da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Guedes, que era o secretário-executivo do ministério, disse que pretende manter a política agrícola. Ele destacou como prioridades a agroenergia, a defesa sanitária, animal e vegetal, e a promoção comercial:
¿ Nossas portas estarão sempre abertas a todos. O diálogo franco e leal é a tônica da qual não abriremos mão.
COLABOROU Cristiane Jungblut