Título: GUERRA ELEITORAL ATRAPALHA VOTAÇÕES
Autor:
Fonte: O Globo, 05/07/2006, O País, p. 4

Em pauta, convocação de ex-ministros

BRASÍLIA. A CPI dos Sanguessugas deve votar hoje requerimentos de convocação dos ex-ministros da Saúde José Serra, Humberto Costa e Saraiva Felipe. Para parlamentares da comissão, os pedidos de convocação são os primeiros reflexos das disputas eleitorais de outubro na CPI. O pedido de intimação de José Serra, candidato do PSDB ao governo de São Paulo, foi apresentado pelo deputado Doutor Rosinha (PT-PR), depois que o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) propôs a convocação de Humberto Costa, candidato do PT ao governo de Pernambuco.

Em depoimento ontem à CPI, o procurador da República Mário Lúcio Avelar e o delegado da PF Tardelli Boaventura disseram que não há indícios que comprometam Serra e Costa com a ação dos sanguessugas no Ministério da Saúde. Tardelli e Avelar são os principais responsáveis pelas investigações que resultaram na criação da CPI.

As declarações dos dois devem dificultar a convocação de Serra e Costa. Mas, alguns parlamentares estão decididos a aumentar a pressão para a convocação de Felipe, o último dos três a deixar o ministério. Felipe contratara Maria da Penha Lino, ex-funcionária da Planam, para ser assessora especial do ministério em setembro. Para a polícia ela é peça-chave no esquema dos sanguessugas. Era a encarregada de apressar a tramitação no ministério de projetos de interesse da máfia. Saraiva disse que a contratou a pedido do deputado Pastor Divino (PMDB-RJ).