Título: VARIGLOG SÓ QUER 2.500 FUNCIONÁRIOS
Autor: Cristina Massari/Mirelle de França/Érica Ribeiro
Fonte: O Globo, 05/07/2006, Economia, p. 26

Velha Varig ficará com 7.500. Proposta preocupa os trabalhadores

A proposta da VarigLog prevê o início das operações da nova Varig - que será vendida em leilão - com cerca de 20 aviões da atual frota da companhia aérea e aproximadamente 2.500 empregados. Os outros 7.500 trabalhadores permanecem na antiga Varig - que fica em recuperação judicial e com as dívidas de cerca de R$7,5 bilhões - e serão contratados a partir do crescimento da nova empresa e do aumento da frota. Hoje, a Varig tem cerca de 60 aviões, sendo 31 em operação.

A oferta preocupou os representantes dos trabalhadores da Varig, que ainda não sabem como será a contratação dos funcionários que forem para a nova empresa e a situação dos que permaneceram na antiga Varig, caso a VarigLog vença o leilão marcado para o dia 12.

Segundo fontes que acompanham o processo, o empresário Lap Chan - principal executivo do fundo americano Matlin Patterson, uma das empresas que fazem parte da Volo Brasil, dona da VarigLog - tem participado diretamente das reuniões com os credores, dividindo o tempo entre Rio, São Paulo e Brasília, na tentativa de ganhar a confiança dos credores antes da assembléia, marcada para o dia 10.

O presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac), Celso Klafke, foi um dos representantes de credores que estiveram com Chan e Marco Antônio Audi (da diretoria da Volo) no domingo, no escritório de advocacia Xavier Bernardes e Bragança, em São Paulo. Segundo ele, o encontro teve mais caráter político do que técnico e uma nova reunião é esperada ainda esta semana, para esclarecer pontos da proposta:

- Na reunião, disseram que a nova Varig vai começar a operação com cerca de 20 aviões em condições de vôo da frota da Varig e levar para a nova empresa em torno de 2.500 pessoas, o que consideram o suficiente para iniciar as atividades. Ainda não sabemos como será o desligamento dos funcionários que vão para a nova empresa - disse Klafke.

Meta da VarigLog é ter 80 aviões na nova empresa

Segundo o sindicalista, Chan e Audi disseram que funcionários da Varig serão contratados na nova empresa conforme o aumento da frota e do número de vôos:

- Em um cronograma, mostram que a meta são 80 aviões na frota da nova empresa, mas não nos disseram em quanto tempo. Só deixaram claro que nada será a curto prazo, pela dificuldade de negociar com empresas de leasing. Precisamos de mais informações sobre a situação dos trabalhadores na nova empresa.

A VarigLog também propôs um acerto com o Aerus, fundo de pensão da Varig e credor da companhia aérea. Quando a ex-subsidiária foi vendida à Volo, deu ao Aerus a garantia de ficar com 5% da nova empresa. A VarigLog quer comprar esses 5% por R$24 milhões. A proposta, segundo fontes, foi feita por Chan ao interventor do governo no Aerus, Erno Brentano.

Os R$24 milhões seriam repassados à Varig antiga, que usaria o dinheiro para reduzir a dívida de R$2,3 bilhões com o fundo. A preocupação do Aerus é saber como a antiga Varig conseguirá se manter e gerar recursos. Advogados do Aerus também esperam novas reuniões com a VarigLog.

Ontem, mais um depósito foi feito pela VarigLog na conta da Varig, para ajudar na sobrevivência da empresa até o leilão. O valor não foi divulgado. Em meio a negociações com os credores, a possibilidade de novos participantes no leilão aumenta. Segundo fontes do setor, a OceanAir deverá fazer uma oferta.