Título: UM ENIGMA QUE PREOCUPA O MUNDO
Autor:
Fonte: O Globo, 05/07/2006, O Mundo, p. 32

Apesar do culto à personalidade, pouco se sabe sobre Kim Jong-il

SEUL. Pouco se sabe sobre o líder norte-coreano Kim Jong-il, apesar de ele ser objeto de um extenso culto à personalidade no país. Acredita-se que ele próprio alimente um certo mito ao redor de sua figura. Em desvantagem em relação a grandes potências ocidentais, ele encontraria no mito criado ao redor de seu nome uma forma de se impor e inspirar temor.

Baixo, cabelo alto e sapato plataforma (que usaria para parecer mais alto), Kim Jong-il representaria uma figura até um pouco cômica à frente de um regime brutal. Analistas, no entanto, não chegam a uma conclusão se suas excentricidades escondem um homem perspicaz ou um louco.

Contam que ele tem uma coleção de 20 mil filmes de Hollywood e que já teria escrito um livro sobre cinema. Ele teria chegado ao ponto de arquitetar, em 1978, o seqüestro de um diretor de cinema sul-coreano e de sua namorada. Suas excentricidades se estenderiam também à gastronomia. Um emissário russo que viajou com ele de trem pela Rússia contou que ele levava lagostas vivas.

Tais histórias esconderiam um passado perigoso. Inimigos dizem que, como chefe das forças especiais da Coréia do Norte por boa parte dos anos 70 e 80, ele esteve ligado a atividades terroristas como o atentado a bomba a um avião da Korean Airlines em 1986, no qual 115 pessoas morreram.

O culto em torno da sua personalidade envolve mesmo o seu nascimento. Segundo registros russos, Kim Jong-il nasceu na Sibéria em 16 de fevereiro de 1941, quando seu pai, Kim Il-sung, estava exilado na antiga União Soviética. Mas de acordo com informações oficiais norte-coreanas, ele teria nascido numa cabana no Monte Paektu, a montanha mais alta da Coréia do Norte, em 16 de fevereiro de 1942, quando seu pai participava da guerrilha. Seu nascimento teria sido marcado por um duplo arco-íris e uma estrela no céu. A data de nascimento teria sido mudada para coincidir com o ano do 30º aniversário do pai.

Kim se formou na Universidade Kim Il-sung em 1964 e após um período de ascensão no Partido dos Trabalhadores Coreanos foi oficialmente designado sucessor do pai em 1980. Mas não assumiu qualquer posição verdadeiramente de poder até 1991, quando chegou ao controle das Forças Armadas, apesar da falta de experiência militar. Observadores acreditam que ele tenha assumido o cargo para conter resistência à eventual sucessão. Após a morte de Kim Il-sung em 1994, ele levou ainda três anos para assumir a liderança do partido.