Título: CIA DESATIVA UNIDADE CRIADA NOS ANOS 90 PARA CAPTURAR BIN LADEN
Autor:
Fonte: O Globo, 05/07/2006, O Mundo, p. 33

Fim de estrutura hierarquizada da al-Qaeda seria motivo, diz autoridade

WASHINGTON. A CIA (agência central de inteligência americana) desmontou uma unidade criada nos anos 90 que tinha como objetivo capturar o terrorista Osama bin Laden, líder da rede al-Qaeda, afirmou ontem um funcionário dos serviços de inteligência dos EUA, que pediu para ter a identidade mantida em sigilo.

A unidade, chamada Alec Station, teve seus funcionários transferidos para outras atividades. De acordo com o funcionário, o motivo do fim das operações seria a mudança de estrutura da al-Qaeda, que teria deixado de ser uma organização hierarquizada. Muitos dos atentados atribuídos ao grupo teriam sido cometidos por terroristas que agem de forma independente e não por subordinados de Bin Laden.

- A al-Qaeda não é mais a organização que era antes de 11 de Setembro. Três quartos de seus líderes foram mortos ou capturados. O que temos desde então é o crescimento do movimento islâmico radical no mundo entre grupos e pessoas que podem estar ligados à rede e que podem ter ligações operacionais e financeiras com ela, mas sem relações de comando - disse a fonte.

Mudança teria como objetivo realocar recursos

A autoridade descreveu o fim da unidade como uma tentativa de realocar recursos do Centro de Contraterrorismo da CIA. Disse, no entanto, que a agência de espionagem ainda mantém pessoal voltado para rastrear e analisar qualquer informação referente ao líder da al-Qaeda e a outros terroristas:

- Osama bin Laden ainda é o homem mais procurado pelos Estados Unidos e o fim de uma unidade da CIA não significa que mudamos de prioridade. Continuamos investindo todos os recursos necessários para capturá-lo

A unidade desativada foi criada em 1996, mas só passou a receber grandes recursos depois dos atentados de 11 de Setembro de 2001. Atualmente, contava com cerca de 20 funcionários.