Título: INFECÇÃO MATA DANTE DE OLIVEIRA AOS 54
Autor: Anselmo Carvalho Pinto
Fonte: O Globo, 07/07/2006, O País, p. 8

Ex-governador foi autor da emenda das Diretas, derrotada em 1984

CUIABÁ. Morreu ontem à noite, vítima de infecção generalizada e diabete fora de controle o ex-governador de Mato Grosso Dante de Oliveira, do PSDB. Ele foi internado à tarde. A pressão arterial e os batimentos cardíacos estavam sendo mantidos à custa de altas doses de medicamentos. Em coma induzido, ele respirava com a ajuda de aparelhos.

Dante de Oliveira, de 54 anos, ganhou notoriedade nacional em 1984, quando apresentou a emenda constitucional propondo eleições diretas para presidente da República. A proposta desencadeou o movimento ¿Diretas Já¿, mas acabou rejeitada no Congresso Nacional.

Sintomas começaram no início da semana

Segundo sua assessoria de imprensa, Dante de Oliveira sentiu os sintomas de uma infecção no início da semana. Ele foi ao médico, que não constatou nada de mais grave. Apenas receitou antibióticos.

Ontem pela manhã, percebendo que a medicação não estava trazendo resultados, o ex-governador resolveu ir até o hospital Jardim Cuiabá. Segundo a assessoria, ele chegou caminhando, em companhia de sua mulher, a deputada federal Thelma de Oliveira (PSDB). À tarde, o quadro se agravou e o ex-governador precisou ser internado na UTI.

Tucano seria candidato a deputado federal

Durante toda a tarde, a movimentação em frente ao hospital foi grande. Além dos parentes e amigos, muitos correligionários queriam saber notícias do ex-governador.

Na sexta-feira passada, a convenção do PSBD decidira que Dante de Oliveira seria candidato a deputado federal, cargo que já havia ocupado entre 1982 e 1986. Dante foi prefeito de Cuiabá por dois mandatos (1986 e 1992). Elegeu-se governador em 1994 e conseguiu se reeleger quatro anos depois. Desgastado após oito anos de governo, não obteve vaga para o Senado em 2002.

*Especial para O GLOBO