Título: CABRAL ABRE SUA CAMPANHA NA FIRJAN
Autor: Cesar Tartaglia e Maia Menezes
Fonte: O Globo, 07/07/2006, O País, p. 11

Candidato do PMDB e presidente do órgão se reúnem a porta fechadas

No primeiro dia de campanha, o candidato do PMDB ao governo do Estado do Rio, senador Sérgio Cabral, aderiu à diplomacia ao escolher a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) como primeira instituição a ser visitada. A relação entre a atual presidência da federação e a governadora Rosinha Garotinho anda estremecida, desde que o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, aumentou o tom das críticas à política de segurança do estado.

Cabral se reuniu por cinco horas com Gouvêa Vieira e com técnicos da federação.

¿ Sou amigo do Eduardo Eugenio há 20 anos. Interagi com a Firjan quando fui presidente da Alerj. E é essa a minha relação com a Firjan ¿ disse.

Gouvêa Vieira, ao lado de Cabral e do deputado federal Francisco Dornelles (PP), candidato ao Senado apoiado pelo PMDB, manteve o tom das críticas à segurança do estado. Durante o encontro, fechado à imprensa, foi apresentado o Mapa do Rio, um projeto da Firjan para o estado.

Na contabilidade de Cabral, 80 prefeitos apóiam sua candidatura. Ele disse que vai percorrer todos os municípios ao longo da campanha. A primeira visita é amanhã, a Itaperuna. Cabral disse que há movimentos de prefeitos e deputados querendo apoiar candidatos à Presidência e foi lacônico ao informar qual será sua posição na eleição presidencial:

¿ A intenção é me manter neutro. Mas é evidente que há movimentações de prefeitos e deputados querendo apoiar determinados candidatos. A fotografia hoje (de seu papel na eleição) é pela neutralidade. Mas o tempo dirá.