Título: FROSSARD VAI A FAVELA COM CORONEL DO BOPE
Autor: Cesar Tartaglia e Maia Menezes
Fonte: O Globo, 07/07/2006, O País, p. 11

Na Providência, candidata de PPS-PFL-PV indica a si mesma para Segurança

Para não deixar dúvidas de que não teme subir favelas em campanha, a candidata da coligação Unidos Para Mudar (PPS, PFL, PV), Denise Frossard, escolheu a mais antiga delas, o Morro da Providência, para iniciar a corrida por votos, ontem de manhã, no Rio. Frossard foi enfática ao afirmar que não tem guarda-costas nem faz acordo com bandidos para is às comunidades.

¿ Estou preparada para perder a eleição se tiver que fazer algum acordo com o crime. Não faço! Falei com a Lu (Maria Lúcia Petersen, responsável pelo Projeto Favela-Bairro): vou aí. Ponto final ¿ afirmou, observada pelo coronel Venâncio Moura, ex-comandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope), que fez sua segurança quando ela condenou dez bicheiros, em 1993. ¿ Nunca andei com segurança, a não ser como juíza. Detesto!

Mas segurança não faltou a ela na favela, dominada por uma facção do tráfico e ocupada por policiais do Bope desde junho.

¿ Estou aposentado, sou só colaborador. Mas vou acompanhando. Procurei saber com o Bope como estavam as coisas ¿ disse o coronel Venâncio.

Os policiais já sabiam da presença da deputada, com quem se encontraram, segundo o tenente Leandro Maia. E os traficantes também foram avisados.

¿ Eles estão cientes, como sempre acontece ¿ confirmou Ana Cristina Lino, moradora do morro e colaboradora do deputado André Corrêa (PV).

Ao lado dos candidatos a vice, Eider Dantas, e ao senado, Alfredo Sirkis, Frossard indicou a si mesma para assumir a Secretaria de Segurança.

¿ Serei eu. Mas haverá um gestor, um técnico ¿ disse, alegando ter autoridade, experiência e credibilidade para isso.