Título: NO COMEÇO DA CAMPANHA, CESAR É `TIRADO DO AR¿
Autor: Cesar Tartaglia e Maia Menezes
Fonte: O Globo, 07/07/2006, O País, p. 11

TRE manda prefeito, que apóia Denise Frossard, acabar com blog de `Pero Vaz¿, usado para atacar Cabral

No primeiro dia da campanha no Rio para o governo do estado, a fiscalização do Tribunal Regional Eleitoral alcançou um personagem que não é candidato: o TRE concedeu liminar a uma representação do candidato do PMDB, Sérgio Cabral, contra o prefeito Cesar Maia e o Google, determinando que seja retirado do ar a partir de hoje o blog ¿Pero Vaz de Caminha¿, supostamente escrito por Cesar com críticas ao peemedebista. O prefeito também recebeu duas multas por ter usado fora das normas o horário eleitoral destinado ao PFL, em junho.

A notificação para tirar o blog do ar foi feita ao Google, mas o TRE estabeleceu que, em caso de desobediência, o provedor e o prefeito pagarão multa diária de 10 mil Ufirs enquanto a página ficar na internet. A liminar foi concedida pelo desembargador Rudge Lowenkron. O prefeito alega que o blog é uma criação de ¿jovens do Orkut¿ e que apenas divulgou a iniciativa.

¿ Do ponto de vista político, fico torcendo para que a liminar seja atendida pelo Google/Blogster, para que os jovens transformem as críticas em rede ¿ disse Cesar.

Por sua vez, o candidato do PMDB acusou o prefeito de fazer pirataria na internet e adiantou que vai processá-lo:

¿ O assunto do Cesar Maia tem que ser tratado pelos meus advogados.

As duas multas aplicadas ao prefeito devem-se às críticas contra a governadora Rosinha Garotinho no programa eleitoral do PFL, dia 18 de junho, e a uma inserção no tempo destinado ao partido na TV, no dia seguinte, na qual Cesar apresentou Denise Frossard, que ele apóia, como ¿a melhor candidata¿. O TRE considerou que as críticas e o elogio fugiram ao propósito da propaganda gratuita, destinada à divulgação do programa dos partidos.