Título: MERCADANTE ESTRÉIA COM APOIO DE LUXEMBURGO
Autor: Flávio Freire
Fonte: O Globo, 07/07/2006, O País, p. 12

Em campanha na Zona Leste da capital de São Paulo, Quércia faz promessas sobre educação

SÃO PAULO. O senador Aloizio Mercadante marcou a abertura de sua campanha oficial ao governo do estado pelo PT, ontem, com críticas ao seu adversário pelo PSDB, o ex-prefeito José Serra, e já conseguiu um primeiro aliado fora da seara política. Em visita a Santos, sua cidade natal, Mercadante se encontrou com o técnico Vanderlei Luxemburgo, treinador da equipe do Santos Futebol Clube, que declarou apoio à candidatura petista.

¿ Não existe meio apoio. Meu apoio é integral para o Mercadante ¿ disse Luxemburgo, durante o encontro na Bolsa do Café, prédio histórico no Centro de Santos. Em 1996, Luxemburgo apoiou a candidatura a prefeito de São Paulo de Celso Pitta, na época apadrinhado do então prefeito Paulo Maluf.

Mercadante insistiu nas críticas que vem fazendo a Serra desde o lançamento da candidatura tucana, argumentando que o objetivo do ex-prefeito era disputar a Presidência.

¿ O verdadeiro adversário do Serra continua o Alckmin. Ele (Serra) tenta fazer papel de candidato a presidente, mas o partido dele não o quer para presidente ¿ disse Mercadante, referindo-se ao candidato presidencial tucano, Geraldo Alckmin, que derrotou Serra na disputa interna pela candidatura.

Segundo Mercadante, Serra tem se recusado a discutir os problemas do estado, a começar pelos ataques do crime organizado contra as forças de segurança.

Quércia faz promessas sobre a área da educação

O candidato do PMDB, Orestes Quércia, iniciou ontem a sua campanha ao governo do estado com uma série de promessas na área de educação. Se eleito, ele afirmou que pretende reduzir o número de alunos por classe e acabar com a progressão continuada.

¿ Um grande empenho nosso será melhorar o nível do ensino (no estado de São Paulo), que é um dos piores do mundo. Colocaram 50 alunos por classe, em algumas colocaram 70. Não se pode ensinar ¿ afirmou ontem pela manhã, em campanha no bairro da Vila Prudente, na Zona Leste da capital.

O ex-governador disse apostar em sua experiência anterior no cargo, entre 1987 e 1991, como fator decisivo:

¿ É que nem uma cozinheira que nunca cozinhou. Já a cozinheira competente faz uma comida gostosa. Quem fez um bom governo, pode fazer um governo melhor ¿ comparou.