Título: PROCESSO CONTRA CALDAS E CAPIXABA
Autor: Jailton de Carvalho
Fonte: O Globo, 07/07/2006, O País, p. 13

BRASÍLIA. O presidente do PPS, Roberto Freire (PE), enviará na próxima terça-feira à Mesa da Câmara um pedido para a abertura de processo contra os deputados João Caldas (PL-AL) e Nilton Capixaba (PTB-RO). Como a iniciativa parte de um presidente de partido, a Mesa terá que encaminhar a proposta ao Conselho de Ética.

Freire decidiu tomar essa iniciativa depois que o deputado Raul Jungmann (PPS-PE), vice-presidente da CPI dos Sanguessugas, confirmou o envolvimento dos dois parlamentares, membros da Mesa, no escândalo de compra de ambulâncias superfaturadas.

A CPI já havia aprovado, anteontem, o pedido de afastamento de Caldas, quarto-secretário, e de Capixaba, segundo secretário, de seus respectivos cargos na Mesa. Mas a presidência da Câmara informou que o Regimento Interno não prevê esse tipo de afastamento, já que foram eleitos para os cargos. Eles só seriam afastados por iniciativa própria ou se perdessem o mandato após processo de cassação.

João Caldas acusou o PPS de estar fazendo ¿jogo eleitoreiro¿:

¿ Os órgãos que precisam investigar estão atuando. É preciso esperar as conclusões das investigações, até mesmo da CPI. Isso é demagogia do PPS. Discurso de véspera de eleição. Não tem nada contra mim.

A assessoria de Nilton Capixaba não atendeu aos pedidos de entrevista.