Título: CAOS CLIMÁTICO PROVOCA INCÊNDIOS
Autor: Ana Lucia Azevedo
Fonte: O Globo, 07/07/2006, O Mundo, p. 34

Aquecimento do planeta fez aumentar sete vezes ocorrências nos EUA

WASHINGTON. As mudanças climáticas registradas nas últimas décadas são a principal causa do recrudescimento de incêndios florestais no noroeste dos Estados Unidos, aponta um estudo publicado hoje na ¿Science¿.

O estudo, realizado pelo Instituto Scripps de Oceanografia da Universidade da Califórnia, adverte ainda que, se for mantido o atual ritmo de aquecimento do planeta, os próximos anos serão marcados por um aumento na quantidade e na extensão dos incêndios.

Os pesquisadores apontam que os grandes incêndios florestais no oeste dos EUA se tornaram mais freqüentes a partir de meados da década de 80 porque, com o aumento das temperaturas, o derretimento das neves nas primaveras passou a ter início antes do normal e os verões tornaram-se mais quentes.

Segundo os cientistas o aumento da intensidade e da freqüência dos incêndios passou a ser registrado a partir de 1987. Até esse ano, a duração média de um grande incêndio florestal na região era de uma semana. Desde então, a duração média é de cinco semanas ¿ um aumento considerável.

Além disso, entre 1987 e 2003 o número de incêndios aumentou sete vezes em relação aos 17 anos anteriores.