Título: TRE DESCOBRE `JEITINHO¿ CONTRA AS REGRAS
Autor: Cláudia Lamego
Fonte: O Globo, 08/07/2006, O País, p. 10

Cabos eleitorais de Eduardo Paes estampam número do candidato em camisetas

O jeitinho brasileiro chegou à campanha no Rio. Para tentar burlar a legislação eleitoral, que proíbe o uso de camiseta com o número e o nome do candidato, os assessores de Eduardo Paes, do PSDB, colaram um adesivo do tucano nas camisas dos cabos eleitorais. De longe, o adesivo parecia uma estampa. Mas quem vai decidir se o artifício é legal ou não é o Tribunal Regional Eleitoral. Ontem, fiscais do TRE receberam uma denúncia da suposta irregularidade e foram ao Saara, onde o tucano fazia corpo-a-corpo para fiscalizar.

¿ A princípio, o adesivo e o botton não estão proibidos. Não há vedação na lei para o seu uso. Mas mandei os fiscais fotografarem os cabos eleitorais com as camisetas e enviarei o material para a juíza Adriana Moutinho. Ela vai interpretar e decidir se o candidato será multado ou não ¿ explicou Luiz Fernando Santa Brígido, chefe dos oficiais de Justiça do TRE.

O fiscal explicou ainda que se a juíza entender que houve irregularidade ela pode encaminhar o caso para a Comissão de Representação do TRE, para a aplicação de uma multa. Para Luiz Fernando, ainda há muitas dúvidas sobre a aplicação da lei nesta campanha.

¿ Há uma corrente que acha que os bottons não deveriam ser proibidos.

A assessoria de imprensa do TRE explicou que, numa reunião com os candidatos, foi dito que o adesivo ¿não é recomendável¿, pois pode ser entendido como botton e este está proibido. Segundo a assessoria, os adesivos podem ser colados em orelhões e locais públicos.

No Saara, Eduardo Paes almoçou no restaurante Cedro do Líbano, cumprimentou eleitores, distribuiu cartões com seu nome e deu uma entrevista à rádio local. O candidato disse que a eleição ainda está muito fria. Com as restrições da legislação, segundo ele, os candidatos terão que investir na campanha de rua.