Título: PARTIDO VAI NOMEAR MAIS UM DIRETOR DOS CORREIOS
Autor: Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 08/07/2006, O País, p. 12

Partido já ganhou presidência e três diretorias; ministro Hélio Costa diz não ter pressa

BRASÍLIA. O processo de incorporação de vez dos Correios pelo PMDB vai passar ainda pela escolha de mais um diretor, possivelmente o de Recursos Humanos. O ministro das Comunicações, Hélio Costa, disse ontem que o partido não tem ¿pressa nem nomes para indicar¿, mas adiantou que os atuais diretores financeiro, José Osvaldo Fontana Sobrinho, e administrativo, Marcos Gomes da Silva, vão continuar na estatal, mesmo tendo perfil mais técnico.

Ao todo, são seis diretorias e a presidência nos Correios. Na quinta-feira passada, o PMDB, liderado pelos senadores José Sarney (AP) e Renan Calheiros (AL), conseguiu emplacar o presidente da estatal, Carlos Henrique Custódio, e outros três diretores, em troca do apoio político para reeleição do presidente Lula. O Planalto não pensou duas vezes em ceder novamente os Correios, com faturamento de quase R$9 bilhões ao ano, ao PMDB mesmo depois do escândalo de corrupção dentro da empresa que abalou o governo.

Para compensar, Lula segurou a indicação do PMDB para a presidência da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e nomeou ontem para o cargo, até dezembro, Plínio Aguiar Júnior, ligado aos sindicalistas. O ministro buscou desvincular os dois movimentos, argumentando que o caso de corrupção nos Correios está encerrado:

¿ Eu sempre advoguei que, enquanto tivéssemos a CPI dos Correios, ou qualquer questionamento, deveríamos seguir rigorosamente o caminho de aproveitar o corpo técnico que tinha assumido a empresa para respondermos todas as críticas. Na medida que isso é um capítulo encerrado, podemos partir para a indicação de uma diretoria definitiva ¿ afirmou Costa.

Lula já havia indicado nome do PMDB para a ANTT

Costa disse que o partido quer esperar o fim do recesso no Congresso para indicar um nome definitivo para a agência, mas não adiantou qual seria.

Apesar de outras agências reguladoras também terem vagas abertas para diretores ¿ como a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que desde maio de 2005 trabalha com apenas três dos cinco cargos a que tem direito ¿ o ministro afirmou que o PMDB não fará indicações para essas autarquias. Segundo ele, o partido recebeu a incumbência de escolher os nomes para a área de Comunicações.

Mas o PMDB já tem representantes em algumas agências, como na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), onde também duas das cinco vagas estão abertas. Lula reconduziu Chiquinho de Oliveira Filho, ligado ao partido, para uma delas, só que ele ainda não foi sabatinado pelo Senado.