Título: LULA TROCA PALANQUE POR ATO DE GOVERNO
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 08/07/2006, O País, p. 13

Presidente comemora Operação Tapa-buracos e elogia Dnit, alvo de denúncias

BRASÍLIA. O presidente Lula cumpriu ontem à risca a estratégia de substituir atos de campanha por cerimônias de balanço de governo. Lula se reuniu com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio, e com funcionários do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit). O presidente disse que valeu a pena o governo ser criticado e ouvir desaforos pela da Operação Tapa-buracos, que, segundo ele, foi bem-sucedida. Ao comentar as críticas, Lula disse que no Brasil ¿há gosto para tudo¿ e que o programa de recuperação das estradas foi motivo de chacota.

Lula chegou ao Dnit no carro presidencial sem a placa oficial verde e amarela, optando pela placa tradicional branca, o que é permitido. Funcionários acenaram das janelas. Lula pediu que o Dnit não ¿baixe a guarda¿ e desafiou a imprensa a visitar as estradas e verificar as obras.

O presidente revelou que a Operação Tapa-buracos só ocorreu por pressão da primeira dama Marisa Letícia:

-¿ Cada vez que eu chegava em casa, Paulo Sérgio, minha mulher falava: ¿Oh, Lula, você viu o jornal, você viu o que está acontecendo nas estradas?¿ Aquilo foi me incomodando, até que decidimos priorizar a recuperação das estradas.

Um dia depois de devolver ao PMDB o comando dos Correios, Lula disse que o Dnit hoje é motivo de orgulho, mas surpreendeu ao dizer que o órgão costumava não ter ¿um bom nome na praça¿ e já foi alvo de ¿difamações¿.