Título: ÔNIBUS INTERESTADUAL FICA 9,29% MAIS CARO
Autor: Patricia Duarte
Fonte: O Globo, 08/07/2006, Economia, p. 28

Reajuste dado por ANTT fica acima do IPCA no período, de 4,03%

BRASÍLIA. As passagens de ônibus interestaduais e internacionais ficarão 9,29% mais caras à meia-noite de hoje, reajuste que valerá pelos próximos 12 meses. O aumento foi autorizado ontem pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e publicado no Diário Oficial da União. O percentual já incorpora a revisão tarifária a que o setor tem direito a cada quatro anos, que ficou em 4,43%, segundo o órgão regulador. Essa revisão periódica tem como objetivo reequilibrar a saúde financeira desses serviços de transporte.

O reajuste nas passagens de ônibus leva em consideração uma cesta de custos do setor, formada por itens como custo de óleo diesel, lubrificantes, pneus, mão-de-obra e veículos. Mas, para efeito de comparação, a inflação medida pelo IPCA nos últimos meses até junho ficou acumulada em 4,03%. No ano passado, o aumento das passagens de ônibus interestaduais e internacionais foi de 14,84%, com o IPCA fechando em 5,69% no período.

A ANTT informou ainda que o aumento autorizado agora não vale para as passagens das linhas semi-urbanas, ou seja, aquelas linhas interestaduais e internacionais que tenham extensão de até 75 quilômetros e que apresentem características de transporte rodoviário urbano. O exemplo mais clássico são as linhas que ficam no entorno do Distrito Federal, fazendo divisa com outros estados.