Título: ALUNOS DA 4ª SÉRIE NÃO ENTENDEM O QUE LÊEM
Autor: Demétrio Weber
Fonte: O Globo, 09/07/2006, O País, p. 19

Teste aplicado pelo MEC mostra que dificuldade atinge metade dos estudantes ao fim dessa faixa de ensino

BRASÍLIA. Ao final da 4ª série, 54% dos alunos de escolas públicas brasileiras têm dificuldade de compreender o que lêem, à exceção de frases simples ou textos curtos com informações explícitas. Na 8ª série, em matemática, 63% dos estudantes não sabem calcular porcentagens e têm dificuldades de trabalhar com números negativos. É o que mostram os resultados por nível de pontuação no Prova Brasil, maior teste já feito pelo Ministério da Educação (MEC) com estudantes de 4ª e 8ª séries da rede pública urbana no país.

O balanço revela que apenas 4% dos alunos da 4ª série tiveram desempenho adequado em português. Em matemática, o mesmo rendimento foi alcançado por menos de 1% dos estudantes da 8ª série. O Prova Brasil foi realizado em novembro do ano passado, com a participação de 1,9 milhão de alunos da 4ª série e 1,3 milhão da 8ª.

Os dados obtidos pelo GLOBO mostram o percentual de alunos com nota média classificada nos níveis ¿muito crítico¿, ¿crítico¿, ¿intermediário¿ e ¿adequado¿, segundo tabela adotada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) em 2003 e abandonada este ano. Em matemática, 47,51% dos estudantes da 4ª série ficaram na faixa ¿crítica¿ e ¿muito crítica¿; em português, o percentual foi de 31,97% na 8ª série.

¿ Houve avanços, mas estamos longe de onde precisamos chegar. Depois de matricular todas as crianças, é preciso garantir a permanência dos alunos e melhorar a gestão das escolas ¿ diz o presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed), Mozart Neves, que é secretário em Pernambuco.

O diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep, Amaury Gremaud, diz que a classificação adotada em 2003 foi abandonada por falta de consenso entre pedagogos. Segundo Gremaud, os alunos da 4ª série com notas nas faixas de ¿crítico¿ e ¿muito crítico¿ têm dificuldades para ler textos mais elaborados, mas compreendem histórias em quadrinhos.

Os dados obtidos pelo GLOBO mostram que 68% dos alunos da 4ª série no Nordeste estão na faixa ¿crítica¿ e ¿muito crítica¿ em português, cuja prova avalia a capacidade de leitura. Na 8ª série, em matemática, os estudantes nordestinos também têm o pior índice: 75%.