Título: ESPAÇO PARA ESTOQUE, MOSTRA E ATENDIMENTO DE CLIENTES
Autor: Regina Alvarez
Fonte: O Globo, 09/07/2006, Economia, p. 37

Inaugurado há pouco mais de um ano, centro de Miami já está com 98% de sua capacidade ocupada

BRASÍLIA. Os Centros de Distribuição (CDs) são espaços alugados pela Apex Brasil no exterior para abrigar pequenas e médias empresas exportadoras. Elas podem utilizar os espaços para estocar seus produtos, montar showroom, formar equipes de venda e atender clientes. As empresas recebem ainda apoio operacional no recebimento, despacho e liberação das mercadorias nos portos, suporte na contratação de serviços de consultoria e apoio na área de inteligência comercial.

A gerente operacional do CD de Miami, Silvia Breda Pierson, informa que o centro, inaugurado em maio de 2005, já está com 98% de sua capacidade ocupada. Mas a Apex já estuda a ampliação da área. Instalado em um espaço de mil metros quadrados na zona industrial de Miami, é voltado para os mercados dos Estados Unidos e da América Central.

¿ A idéia é acomodar todas as empresas interessadas em ocupar o espaço ¿ afirma a gerente.

Para se instalar em um CD, as empresas precisam abrir uma outra empresa no país exportador, que funcionará como um distribuidor de seus produtos no exterior.

As pequenas e médias empresas brasileiras que já estão em Miami pagam um aluguel mensal de US$800, mais uma taxa de armazenagem que varia de acordo com as características e volume do produto exportado. A taxa já inclui o seguro da mercadoria, mais os serviços de desembaraço, seleção e preparação dos produtos para a entrega ao comprador.

Silvia Breda calcula que para um volume de cinco toneladas o exportador teria que pagar uma taxa equivalente a US$385 na chegada do produto, US$385 na saída do depósito e o mesmo valor mensalmente, pelo tempo que a mercadoria estiver estocada.

Essas empresas podem usar toda a estrutura dos centros: telefones, fax, computadores e serviços de internet, escritórios, serviços de secretariado e usar o endereço do CD como referência no país.

A Apex seleciona as empresas interessadas em ocupar esses espaços com base em vários critérios. Entre as exigências, está o tamanho da empresa. Elas têm que ser pequenas ou médias e já ter alguma experiência em exportações. Não são aceitos produtos perecíveis, já que os CDs não dispõem de câmaras frigoríficas. Além disso, é levado em conta o potencial do produto em determinado mercado.

Em Miami, estão empresas dos setores de cosméticos, têxteis, alimentos, gesso, instrumentos musicais, equipamentos médicos, entre outros. (Regina Alvarez)