Título: DEPUTADO CITADO EM CPI RENUNCIA À MESA DIRETORA
Autor: Jailton de Carvalho
Fonte: O Globo, 11/07/2006, O País, p. 8

Aldo aguarda afastamento do outro suspeito

BRASÍLIA. Citado nas investigações da Operação Sanguessuga, o deputado João Caldas (PL-AL), quarto secretário da Câmara, comunicou ontem ao presidente da Casa, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), o seu afastamento temporário da Mesa Diretora, até a conclusão da CPI dos Sanguessugas. Aldo aguarda agora atitude semelhante do deputado Nilton Capixaba (PTB-RO), segundo secretário da Mesa e também citado nas denúncias.

O presidente da Câmara não esconde mais o constrangimento com o suposto envolvimento de integrantes da Mesa com a máfia dos sanguessugas. Ontem, Aldo quebrou o silêncio e classificou a situação de Capixaba um ¿problema político¿ que precisa ser resolvido logo. Perguntado se gostaria de uma atitude do deputado, foi irônico:

¿ Recebi um telefonema do deputado João Caldas comunicando o seu afastamento. De Capixaba ainda não obtive a mesma comunicação. Mas isso não é uma questão de gosto ou paladar. É um problema político que tenho que enfrentar e resolver rapidamente.

Aldo afirmou que precisa reunir a Mesa ainda esta semana. Nos bastidores, o presidente da Câmara mandou recados para Caldas e Capixaba e comunicou a necessidade do afastamento de ambos da Mesa Diretora. Os dois teriam sido ameaçados de afastamento caso insistissem em permanecer em suas funções.

¿ Não quero fazer julgamento sobre integrantes da Mesa que foram eleitos. Mas eu, como presidente, tenho que resolver questões políticas ¿ disse.

Segundo parlamentares da CPI, os nomes dos dois deputados constam do livro-caixa da Planam, uma das 20 empresas ligadas a máfia dos sanguessugas. Ao longo das investigações da Operação Sanguessuga, a Polícia Federal interceptou conversas de 17 parlamentares, entre eles Capixaba e Caldas, com Darci José Vedoin e Luiz Antônio Trevisan Vedoin, donos da Planam, conforme revelou O GLOBO no último domingo. Numa delas, Darci Vedoin ensina Capixaba a mentir sobre a demora na entrega de uma remessa de ambulância. ¿Diz que as ambulâncias chegaram com defeito¿, sugere o empresário.