Título: ACIDENTE PROVOCA EXPLOSÃO E PÂNICO EM NY
Autor: Helena Celestino
Fonte: O Globo, 11/07/2006, O Mundo, p. 25

Gás causa incêndio, faz desabar uma casa e fere 15. População se apavora temendo atentado terrorista

NOVA YORK. Pode ter sido um explosivo fim de casamento ou simplesmente um vazamento de gás. Mas foi num atentado a bomba em que todos pensaram ontem quando às 8h45m (hora local) ouviu-se uma explosão, um incêndio irrompeu e logo depois uma casa de quatro andares desabou na Rua 62, entre Madison e Park Avenue. Rapidamente, a Casa Branca informou que não era um ataque terrorista; o acidente fora causado por um escapamento de gás. Duzentos bombeiros, policiais e equipes de socorro isolaram dez ruas em torno da área, transformando num caos o trânsito em Manhattan.

¿ Nós estamos investigando, conversando sobre a possibilidade de uma tentativa de suicídio ¿ disse Nicholas Scopetta, chefe do Departamento de Bombeiros de Nova York..

Ninguém morreu mas 15 pessoas ficaram feridas, duas gravemente. No prédio funcionavam dois consultórios médicos e a sorte é que a primeira consulta estava marcada para 15 minutos mais tarde.

Apenas uma pessoa estava dentro da casa

A única pessoa dentro da casa na hora do desabamento era o doutor Nicholas Bartha, dono do edifício. De seu celular, ele ligou pedindo socorro, indicou aos bombeiros onde estava, foi retirado dos escombros com 70% do corpo queimado e estava consciente quando foi levado para o Hospital Prebisteriano. O outro paciente em estado crítico é uma das quatro pessoas que passavam pela rua na hora do desabamento e ficaram feridas. Cinco bombeiros também se machucaram.

¿ O doutor Bartha enviara um e-mail de 15 páginas para sua mulher e outras 20 pessoas, no qual indicava que poderia acabar com sua vida ¿ disse o chefe de Polícia, Raymond Kelly.

Pessoas próximas a Bartha disseram que ele e a mulher, Cordula, estavam em meio de um divórcio litigioso, no qual uma das questões era a propriedade da casa ¿ um imóvel tombado, avaliado em US$15 milhões. Bartha morava e trabalhava há 32 anos no prédio, localizado numa área cara e elegante de Manhattan: numa das esquinas fica a loja da grife francesa Hermés e, na outra, está localizado o Hotel Regency, um dos lugares onde empresários e altos executivos tomam café da manhã.

O e-mail teria sido mandado pouco antes da explosão, daí a hipótese de ele ter aberto o gás que provocou o acidente.

Médico diz que só deixará escombros para ex-mulher

¿Eu só deixarei a casa morto, você deve levar isso a sério. Só deixarei para você um monte de escombros¿, teria escrito o médico para a mulher, segundo pessoas próximas ao casal.

Depois do desabamento, o cenário no Upper East Side era de pesadelo. Nuvens de fumaça, um cheiro horroroso de borracha queimada, dezenas de carros de bombeiro e ambulâncias de sirene ligadas, gruas trabalhando nos escombros, jatos de água lançados dos prédios próximos para apagar o incêndio.

¿ Nós ouvimos uma explosão, tudo tremeu e saímos correndo ¿ conta Randy Roig, um dos porteiros do prédio no número 30 da Rua 62, conhecido como Cumberland. ¿ Os vidros quebraram, tudo vibrava, a fumaça cegou nossos olhos.

Vizinhos e pacientes de Bartha disseram que o cheiro de gás era um problema recorrente no consultório e ele chamara a companhia de gás há duas semanas para investigar se havia algum vazamento na casa. Pouco antes da explosão ontem, vizinhos tinham reclamado do cheiro de gás e equipes já estavam na área checando se algo estava errado.

¿ Foi um milagre ninguém ter morrido ¿ disse porta-voz dos bombeiros, Jim Long.