Título: EUA DIVULGAM PLANO PARA DEMOCRATIZAR CUBA
Autor:
Fonte: O Globo, 11/07/2006, O Mundo, p. 26

Projeto prevê US$80 milhões para acelerar processo de abertura na ilha e ajuda a um governo de transição

WASHINGTON. Os Estados Unidos divulgaram ontem um plano para acelerar o processo de democratização de Cuba, orçado em US$80 milhões, e um pacote de ajuda para um futuro governo de transição. O documento, batizado de ¿Contrato com o povo de Cuba¿, foi anunciado pela secretária de Estado, Condoleezza Rice, e é o mais detalhado já divulgado por Washington para o período pós-Fidel Castro ¿ que completa 80 anos em agosto.

A maior parte dos recursos para acelerar o processo de democratização da ilha vai para a produção de projetos educativos, noticiários, programas de TV e de rádio, e de tecnologia para a difusão das informações em território cubano. Washington já divulgou anteriormente que estuda sobrevoar a ilha com aviões militares adaptados, que teriam como objetivo transmitir sinais de rádio e TV.

Outra parte do dinheiro seria investida em grupos oposicionistas dispostos a promover eleições pluripartidárias na ilha. O plano também prevê o endurecimento do embargo econômico ao governo de Fidel Castro.

¿ O plano é uma prova de que estamos empenhados para promover mudanças em Cuba, e não apenas esperando essas mudanças ¿ declarou o presidente George W. Bush após o anúncio feito pela secretária de Estado.

Para Cuba, plano é uma declaração de guerra

O governo americano também prometeu ajuda a um futuro governo de transição que se comprometa com as eleições. Para isso, é preciso que se cumpram três requisitos: pôr em liberdade todos os presos políticos, promover eleições livres e justas e pedir formalmente ajuda aos Estados Unidos. Em troca, Washington enviaria alimentos, combustível, água, remédios, material hospitalar e suporte para a recuperação da economia, que o documento aponta como arruinada.

A reação do governo cubano ao anúncio foi imediata. Segundo o presidente da Assembléia Nacional de Cuba, Ricardo Alarcón, o projeto é uma declaração de guerra.

¿ Me parece uma aberração do ponto de vista jurídico e político o plano de um governo para acelerar o término de um governo estrangeiro. É algo totalmente insólito, uma espécie de declaração de guerra aos cubanos ¿ disse o presidente.